No Dia Mundial da Saúde, somos lembrados da importância de cuidar do nosso EU em todos os aspectos da vida. Muitas vezes, tendemos a buscar cuidados apenas quando os sintomas de uma doença se manifestam, esquecendo-nos da necessidade de cuidar da nossa saúde de forma preventiva e holística.
A psicologia, como ciência do comportamento humano, percebe a saúde de maneira ampla, não apenas como a ausência de doenças, mas como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Para a psicologia, cuidar da saúde está para além de tratar sintomas, mas também adotar um estilo de vida saudável, promovendo qualidade de vida e evitando doenças. Porque, sim, emoções reprimidas e traumas não ressignificados podem ser geradores de doenças.
Cuidar de todos os pilares do ser humano – corpo, mente e espírito – é essencial para alcançar um estado de saúde pleno. Isso significa alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios físicos regularmente, cuidar do mental e das emoções, por meio de psicoterapia, e nutrir o espírito com atividades que tragam significado e propósito à vida.
Promover o equilíbrio e a harmonia em nossa vida é uma prática constante de autocuidado e amor-próprio.
Você também pode gostar:
Neste Dia Mundial da Saúde, que possamos (RE)lembrar da importância de cuidar de nós mesmos em todos os aspectos, e assim, vivermos com mais qualidade de vida. Afinal, a saúde é o nosso bem mais precioso e devemos zelar por ela com todo carinho e atenção.
Com amor e axé,
Lud Màttos.