Autoconhecimento Comportamento Convivendo Filosofia

Um mundo melhor diante da guerra na prática

A imagem mostra os braços e mãos de dois homens plantando mudas. O homem que está posicionado na direita está com a sua mão direita suja de terra e segura uma pá. Ele apoia a sua mão esquerda na muda que está no centro da imagem. O homem que está posicionado na esquerda da foto segura uma muda com as duas mãos. No fundo, há montanhas, o céu, a luz do sol e carros estacionados desfocados.
Superohmo / Canva Pro

Cada indivíduo é responsável pela transformação da sua realidade e, consequentemente, do mundo, adotando hábitos saudáveis e cultivando amor e tolerância. É necessário romper com as mazelas da superficialidade, vaidade e as divisões sociais. Por meio da compreensão e do respeito, mudamos internamente e podemos criar um mundo mais pacífico e harmonioso.

“Inevitavelmente, seremos bombardeados pelas milhares de informações e precisamos administrar o universo.” Estaremos iniciando ou abandonando crenças ao assumirmos a transformação de um mundo real para um mundo melhor e isso passa por você. Acredite, você transforma seu mundo e o mundo caótico dos outros. O que é o mundo? Seria sua vida em virtude de que, se você existe, o mundo existe e, sem você, nada faz sentido?

Partindo desta premissa, o ódio não precisa passar por você, a vida medíocre das paixões ideológicas não precisa passar por você, nem qualquer sorte de vaidade, prepotência, intolerância, ego, narcisismo, divisão, fofocas, relações tóxicas e outras mazelas deste mundo de aparências. É preciso um rompimento e uma postura firme após a adoção do conhecimento, literatura, pesquisas, exercícios físicos, meditação e boa alimentação.

Se você muda seus hábitos, o mundo dentro de você se transforma em um verdadeiro espetáculo, logo sua vida fica hiper intensamente.

“Quero por perto quem ame meu jeitinho sem medos, sem preconceitos e que sim, tenha leis firmes sobre tolerância e amor ao próximo.”

Esse mundo está realmente caótico em quase tudo e pouco temos feito para evitar fofocar sobre o outro, em abandonar a acusação desmedida sem o justo conhecimento e tomamos decisões no auge do calor da primeira informação ou aparência do problema, sem antes ter tido o cuidado técnico de ouvir as partes. A injustiça está nos lábios de quem não aprendeu a corar as suas próprias palavras.

“Estamos correndo por quem? Para qual direção estamos evoluindo na espera por uma dose mais forte de algum afã?”

Vamos pensar: Se pensamos, pensar é inevitável, se falarmos, falar é opção. Sua opinião é muito sua, só se torna pública se você tiver a intenção de aparição ou de atingir um objetivo bom ou ruim, em beneficiar uma pessoa ou você, ou simplesmente para prejudicar alguém ou tomar espaço em posicionamento.

Mulher jovem de aparência asiática com cabelos pretos e lisos e que veste uma camisa branca olha para o espelho, o qual a reflete na imagem. Há um fundo verde atrás da mulher.
Jessica Ticozzelli / Pexels / Canva Pro

O mundo está cheio de guerras e promessas de guerras por profecias, sem falar do ódio do outro crescente em virtude deste outro pensar diferente. Adultos infantilizados, gerações de mentes mimadas querendo ter, ser, possuir.

Em tudo, tudo é vaidade, seja boa ou ruim, o narcisismo e egocentrismo se aliam ao capitalismo e materialismo, como se existisse somente um eixo de vida e, pior, escravizando e matando pessoas por ideologias. De onde nascem as guerras na história da humanidade? Território, poder e autoritarismo nascidos na religião. Basta estudar os textos sagrados e ver, por exemplo, os povos antigos, os muçulmanos, o islamismo e o cristianismo, judaísmo e outros, repare de onde surgiu e os motivos das guerras.

Você também pode gostar

Tenho um mundo lindo para oferecer: é a compreensão e o respeito, a contemplação da natureza e a amizade verdadeira. Paz em tudo, seguir livre de condenação e do apontamento. Paz, hoje e amanhã, isso se repetindo, refletirá no outro o recíproco respeito e a admiração, mesmo com pensamentos divergentes.

“O MUNDO é você e só você traz o céu ou inferno, só você causa paz ou guerras pela língua. Feliz a nação cujos moradores são simplesmente tolerantes.”

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha