Autoconhecimento Comportamento Convivendo Energia em Equilíbrio

21 conselhos para uma vida feliz

Imagem de fundo de um lindo mar azul e em destaque um homem usando uma bermuda branca e um camisa jeans. Ele está contemplando a beleza do mar e a felicidade da vida. Ele ainda está segurando em uma das mãos, vários balões coloridos.
Sunemotion / Getty Images / Canva
Escrito por Luis Lemos

Esses 21 conselhos sugerem práticas simples para alcançar felicidade e equilíbrio, como gratidão, oração, autocuidado e amor. São atitudes diárias que promovem paz e plenitude, cultivando o que há de melhor em nós. Com escolhas conscientes, cada dia torna-se uma chance de viver com mais leveza e propósito.

Na busca pela felicidade, muitos de nós nos perguntamos quais são os caminhos mais simples e eficazes para alcançar uma vida plena e satisfatória. Este conjunto de 21 conselhos oferece um guia prático para viver com mais gratidão, paz e propósito.

De práticas diárias como a oração e a gratidão até hábitos como o autocuidado e o exercício físico, esses passos representam um convite para abraçarmos a vida em sua essência.

São orientações que lembram o valor do amor, da esperança, e da liberdade, incentivando-nos a cultivar o melhor em nós mesmos.

1 – “De manhã, ao levantar, agradeça a Deus por mais um dia, é Ele que nos dá força e coragem para superar os obstáculos da vida”.

2 – “Ao meio-dia, quando for almoçar, seja grato por todos que prepararam o seu alimento, desde o agricultor ao empresário”.

3 – “À noite, estrela ou não, quando for dormir, volte o seu pensamento para Deus, a oração fará você ter uma noite tranquila de sono”.

4 – “Durante o dia, faça algum exercício físico, caminhada, esteira ou corrida, o importante é se movimentar, assim você será como uma criança sadia”.

5 – “Escute música, não importa o gênero e nem a procedência, pode ser pagode, funk, rock, romântica ou clássica, isso fará de você um exímio dançarino”.

6 – “Leia livros, leia muito, pode ser romances, contos, novelas, artigos científicos, poesias, você nunca sofrerá do mal de Alzheimer”.

7 – “Pratique a caridade, seja bondoso e gentil, o mundo a sua volta se tornará mais receptivo e as pessoas tornar-se-ão resilientes”.

8 – “Olhe para o céu, ele lhe mostrará o quanto você precisa caminhar para ser leve como as nuvens”.

9 – “Beba bastante água, isso o tornará mais jovem ainda e com disposição de sobra para correr uma maratona por dia”.

10 – “Não seja avarento, pois o sujeito que vive passando necessidades para guardar dinheiro não entrará no reino de Deus”.

11 – “Não tenha mais do que você precisa para viver, o consumo alienando é a principal causa da destruição do Planeta”.

12 – “Se puder, tire férias! O trabalho dignifica o homem, mas por longas horas, dias, meses e anos deixa o ser humano cansando e estressado”.

Imagem de uma família, pais e filhas fazendo uma viagem. Eles estão sentadores sobre o carro, de braços levantandos comtemplado a imensidão do mar.
Travnikovstudio / Canva

13 – “Se puder, faça uma viagem! Sozinho ou em família, viajar, conhecer novos lugares, torna a vida bela e rejuvenesce a nossa memória”.

14 – “Ame, pois só o amor deixa a vida mais alegre e feliz; sem amor a vida torna-se amarga e deprimente”.

15 – “Seja esperanço, pois a esperança não é a última que morre, ela não morre jamais. Se o homem perde a esperança, nada lhe sobra!”.

16 – “Perdoe, pois o perdão é o melhor remédio para a curda das dores da nossa alma. Quem perdoa se livra do sofrimento e da tortura do remorso”.

17 – “Cuide da natureza, dos rios, da floresta, dos bichos, dos animais, dos pássaros, das aves, talvez assim o meio ambiente nos dê mais alegria”.

18 – “Abrace, pois o melhor lugar do mundo é em um abraço, para o mais velho ou para o mais novo, para alguém apaixonado, alguém medroso. Tudo que a gente sofre, num abraço se dissolve, tudo que se espera ou sonha, num abraço a gente encontra”, como diz a canção de Jota Quest.

19 – “Acredite, os donos do poder, os políticos, banqueiros, sonegadores de impostos, não aceitam que a união se faça presente no meio do povo”.

20 – “Seja livre, pois ser livre supõe responsabilidade no que se faz e que você tenha muita responsabilidade, principalmente para cuidar de si”.

21 – “Seja cuidadoso! O autocuidado é determinante para que você coloque em prática todos esses meus conselhos. Que assim seja, amém”.

Você também pode gostar

Seguir esses conselhos significa dedicar-se a uma vida de qualidade, equilíbrio e alegria. Cada um desses 21 passos nos recorda que a felicidade é construída por escolhas conscientes, pequenas atitudes diárias e o olhar atento para o que realmente importa.

Que possamos incorporar esses ensinamentos e caminhar de maneira mais leve, compassiva e verdadeira, tornando cada dia uma oportunidade para sermos mais felizes e completos.

Sobre o autor

Luis Lemos

Luís Lemos é filósofo, professor, autor, entre outras obras, de “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas – Histórias do Universo Amazônico” e “Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente”.

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia