A espiritualidade Shaman deve ser um instrumento de libertação da alma e nunca do seu aprisionamento através da manipulação mental/emocional. A manipulação acontece quando o trabalho espiritual se centra numa busca de respostas – respostas sobre o passado, presente ou futuro. Na verdade, não interessam as respostas mas muito mais interessam as perguntas, as respostas são pântanos propícios a doenças epidêmicas sendo as perguntas rios que livremente fluem em direção ao oceano da sabedoria.
Quando, por exemplo, procuramos respostas sobre o futuro, condicionamo-nos a uma escolha enquanto que tentando encontrar perguntas sobre o futuro, tomamos consciência das probabilidades de fazer acontecer futuros possíveis. Não podemos esquecer também que no mundo da espiritualidade, por vezes, há uma tentação de se usarem dons para obter poder sobre os demais.
Tal resulta numa manipulação consciente das suas vidas que resulta num inevitável retorno do karma criado por essa intenção. Uma manipulação emocional através de processos de intimidação está escondida muitas vezes por detrás de uma religiosidade ou santidade vendida aos interesses pessoais. Uma venda que nunca contempla os custos karmicos acrescidos… Importante manter princípios como a humildade e a não interferência no livre arbítrio da vida – porque é este livre arbítrio que nos aproxima da divindade estelar.
Mesmo sem a intenção de manipular, cada resposta é também vítima das interpretações resultantes dos filtros de quem a encontra por nós ou dos nossos próprios. Enquanto almas encarnadas numa mente, sofremos em maior ou menor grau com os condicionalismos da nossa materialização, sejam eles de ordem social ou psicológica, histórica ou familiar, entre outras.
Também os medos, os julgamentos, as expectativas, no fundo as nossas próprias estórias passadas e presentes as condicionam também. O futuro é um universo de potencialidades infinitas e caminhar no sentido de reconhecer questões é um fator de vantagem quando a oportunidade de optar se impõe então.
Você também pode gostar
A única resposta está na “experienciação” das perguntas. O trabalho, a missão de um StarShaman, é o de procurar perguntas que permitam a consciencialização de respostas não condicionadas. Assim, o futuro é sempre um experienciar da multiplicidade de escolhas que o universo proporciona a quem as procura.