Autoconhecimento

Dê boas vindas ao Outono!

Yellow and red maple leaves in forest at sunny day. Beautiful autumn landscape fall scene. Creative vintage filter selective focus
Escrito por Elaine Pera

As folhas já começam a cair das árvores, a brisa fresca surge no final da tarde, anunciando o início de um tempo de recolhimento; assim, o Outono vai chegando de mansinho, exigindo de nós mais compostura, introspecção e refazimento.

Dia 20/03, precisamente, às 01 h 30 min, chega o novo Ano Astrológico, guardado e introduzido em nossas vidas junto a nova estação, trazendo consigo um mito, a bela história do Rapto de Perséfone, e se você aprecia histórias, me acompanhe que eu te contarei.

A Grande Deusa da Natureza Deméter, também conhecida como a Deusa- Mãe, protetora e regente da natureza, tem na figura de Perséfone, sua jovem filha amada, adolescente e pura – a doce menina que brincava e colhia narcisos no jardim, quando das profundezas da terra, levanta-se e surge, com seus cavalos portentosos, o Deus dos Mistérios HADES, que, rapidamente, rapta a princesa para torná-la sua esposa e Rainha do mundo avernal, conhecido como Mundo Oculto, Inferno ou Inconsciente.

Autumn Forest

Durante muito tempo, a Mãe desesperada procura pela filha, sem notícias, até que um agricultor, corajosamente, lhe conta o ocorrido. Deméter vai imediatamente até Zeus, rei do Olimpo e Pai de Perséfone, solicitar que interceda junto a seu irmão, Hades, para trazer a filha de volta. Zeus, no entanto, prefere não se indispor com o Deus do Oculto e não toma nenhuma providência. Deméter, muito triste e cada vez mais melancólica, passa a descuidar da natureza; as grandes plantações secam, e uma grande fome passa a assolar a Terra.

Condoídos pela situação, vários Deuses se reúnem e intercedem junto a Zeus, solicitando providências urgentes. Sem saída, Zeus resolve enviar Hermes – o mensageiro dos Deuses – até o mundo da morte, para conversar com Hades.

Após algumas negociações, o Deus do mundo subterrâneo concorda em liberar Perséfone, porém, antes que ela saia, lhe oferece lindos romãs, que ela aceita e come, sem saber que a profecia dizia que, quem se alimentasse daquela fruta ali, deveria ali retornar.

Sendo assim, o acordo foi selado: durante meio ano (na primavera e verão), Perséfone retorna para sua Mãe, e então a alegria de Deméter se mostra através das flores, das cores e da beleza refletida na natureza em festa. Porém, chegando o Outono, a filha deve retornar a companhia do esposo e reinar soberana até o final do inverno, tempo este que, triste pela separação, a natureza se recolhe, se fecha e adormece.

Este relato nos explica de forma encantadora o trânsito das estações e agora, no final de Março, a Mãe inicia o ritual de sua despedida e deixa ir embora as flores e todo o verde, ressecando e quase morrendo; para que, novamente, na primavera, um novo ciclo se faça renascer.

Você também pode gostar:

Cada condição é preciosa, porque cumpre seu próprio desígnio; assim como Deméter, vamos preparar um tempo para aquietar-se, acolher-se e aguardar, mas só por um tempo….

Sobre o autor

Elaine Pera

Formada em Comunicação Social e Pedagogia com Pós Graduação e Especialização em Qualidade e Terapia Floral. Em 1990 iniciei meus estudos na área Terapêutica envolvendo quatro aspectos do ser humano.

O psíquico-mental através de cursos e formações na área da Programação Neurolinguística, Terapia da Linha do Tempo, Hipnose Ericksoniana e Constelação Familiar.

O emocional e físico através de técnicas terapêuticas como o Reiki, Cromoterapia, Florais de Bach e Massagem Bioenergética.

O espiritual através de conhecimentos e aplicações na linha da Cura e Apometria Quântica e estudos sobre a Grande Fraternidade Branca e a ação dos 7 raios, Tarô mitológico e Numerologia pessoal e Empresarial.

O objetivo do meu trabalho é caminhar junto, ser uma facilitadora para que cada um possa se sentir seguro para olhar para si mesmo e suas experiências, acolhendo-as, transformando-as e levando-as a frente para abrir novos caminhos, obter mais confiança em suas realizações pessoais.

Além dos atendimentos pessoais, workshops e trabalhos em grupo, também sou professora e facilitadora dos cursos de Terapia Floral e Cromoterapia, tendo realizado diversas turmas e cursos no SENAC-Saúde e em outros Espaços e Clínicas do ABC e SPaulo.

Telefone: 11 4221.1164 e 11 4228.2804
E-mail: elamapera@msn.com