E de repente entramos no supermercado e… é páscoa! Ovos de chocolate de todos os tipos, tamanhos, cores e sabores… cada vez mais chocolate e açúcar, cada vez menos cacau.
O chocolate é o resultado da mistura de alguns ingredientes que variam bastante conforme a proposta comercial, mas em todos eles o ponto em comum é o alto teor de açúcar, gordura e calorias.
No geral é uma mistura de pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar, podendo ainda levar leite, leite em pó ou condensado, gordura hidrogenada – no lugar da manteiga de cacau, ou gordura vegetal de palma, ingredientes que diminuem consideravelmente o valor nutricional do produto.
A versão amarga do chocolate tem menos açúcar e gorduras, não contém leite e é composta por pelo menos 70% de pó de cacau puro, tornando-o um alimento mais rico nutricionalmente e proporcionando benefícios à saúde quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia.
Por isso escolhemos esse chocolate para a nossa receita caseira de ovo de chocolate e bombons para a Páscoa!
Essa versão de chocolate traz benefícios graças ao pó de cacau puro, que possui antioxidantes flavonoides – compostos que também estão presentes no vinho, no chá verde, em frutas e vegetais – que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar o bom (HDL), equilibrar a pressão arterial, proteger as células e a pele contra os radicais livres e promover a sensação de bem-estar – graças ao triptofano, aminoácido precursor da serotonina, o hormônio responsável pelo prazer.
Para se beneficiar dessas boas propriedades o consumo deve estar dentro do recomendado, do contrário, o excesso contribui para o ganho de peso, dores de cabeça, e até aumentar a propensão à cálculos renais, já que o alimento é rico em oxalato.
Você também pode gostar
Confira o vídeo-receita de três minutinhos e aprenda o passo a passo para fazer você mesmo seu ovo de páscoa, muito mais saudável e econômico. É tão fácil que você nunca mais vai comprar pronto!