Para os sonhadores, que muito ambicionam um mundo melhor, mas não conseguem agir a altura do que gostariam, um velho ditado já dizia: “Antes de começar a tentar mudar o planeta, que tal arrumar o seu quarto primeiro?”.
Por mais que possa soar como um aviso de mãe, que está tentando fazer com que você seja um pouco mais cuidadoso com as próprias coisas, o pensamento faz muito sentido quando destaca que devemos priorizar o que está ao nosso alcance primeiramente, transformar o nosso mundo, o nosso ambiente, para depois ir atrás de objetivos maiores.
Você não precisa ter superpoderes ou salvar o planeta Terra de um asteroide para que salve, literalmente, a vida das pessoas. Pequenas ações no dia a dia transformam para melhor a realidade de todos. Para isso, primeiramente, você deve mudar por dentro.
Reveja seus hábitos e reflita se as suas ações são, antes de mais nada, benéficas a você próprio. Revendo suas atitudes, buscando ter paciência com o próximo e realizando uma série de outras mudanças internas, irá melhorar consideravelmente a sua vida.
É verdade que muita coisa que nos acontece afeta o nosso modo de agir e de pensar, porém o mesmo vale para o que passa pela nossa cabeça e nossas próprias atitudes. As suas ações e pensamentos têm poder de melhorar a sua vida e a de todos ao seu entorno.
Quando você estiver bem, não se acomode. Aí sim é hora de ambicionar voos maiores e tentar mudar o mundo a sua maneira. O que fazer, e como fazer, é extremamente subjetivo. Fato é que, para isso, se o seu objetivo for benéfico, o fundamental é que você esteja bem consigo mesmo.
Quando alguma coisa não estiver te agradando, busque analisar o que pode ser feito para melhorar. Infelizmente, nem tudo é possível de ser consertado, então tente aceitar isso da melhor maneira. Como diz um outro velho ditado: “O que não tem remédio, remediado está”. A busca pelo melhor é natural, tanto quanto as derrotas. Aceitar as frustrações é o primeiro passo para se reerguer e tentar de novo.
Você também pode gostar
Apesar do mundo ser imenso e de sabermos que nunca teremos oportunidade de conhecer a maior parte dele, essa vastidão é composta por infinitos “mundinhos” e nós habitamos cada um deles, por mais ou menos vezes ao longo de nossas vidas: escolas, ambientes de trabalho, casas, amigos, etc.
A melhor forma de obter uma harmonia em todos esses ambientes é você estar bem, pois os lugares irão mudar sempre, mas você continuará sendo o mesmo. E que esse mesmo seja sempre o melhor possível.
Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.