Nós mulheres, principalmente, temos o terrível hábito de segurar o xixi até que encontremos um lugar limpo e totalmente adequado. No entanto, esse hábito pode fazer muito mal para a nossa saúde e causar diversos problemas cuja gravidade não temos nem noção.
Esse hábito acaba fazendo com que se aumente a pressão na bexiga, o que pode chegar até a danificar seriamente a própria bexiga, os rins e o organismo como um todo. No ônibus, no trânsito e nas ruas, é normal sentir aquela vontade de urinar. Em caso de mulheres, a atitude de segurar pode causar infecções urinárias.
O xixi é importante porque é através dele que a nossa uretra, local onde as bactérias se acumulam, consegue se manter limpa. Dessa maneira, é possível evitar uma infecção mais grave. Por isso, quanto mais tempo uma pessoa fica sem fazer xixi, maior é o risco de se ter um problema.
O corpo dos seres humanos necessita, em média, da ingestão de dois a três litros diários de água, dependendo do peso de cada um.[/mks_pullquote]
Quando estamos praticando atividades físicas, é recomendado que se tome pelo menos uma garrafa média de água, o que equivale a 600 ml.
Em época de inverno, a vontade de ir ao banheiro cresce, já que o nosso organismo acaba acumulando mais água porque não suamos tanto quanto no calor. Nos homens com câncer ou problemas mais graves na próstata, a uretra acaba sendo mais pressionada e a bexiga não consegue liberar por completo a urina do organismo.
Você também pode gostar:
Outros problemas que segurar o xixi pode causar são a incontinência urinária e a formação de pedras na bexiga. Isso porque, ao segurar a urina, nossa bexiga não é capaz de relaxar durante o ato de urinar, fazendo com que essa região fique comprometida e aumentando assim as chances de ocorrer infecções.
Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.