Não é de hoje que o conceito do poder da mente existe e é difundido entre diversos círculos de estudos. Desde antigamente, o budismo e o hermetismo são correntes filosóficas que pregam que o universo é mental, e tudo é criado através da mente. Hoje em dia, a ciência começa a aceitar esse conceito aos poucos. A física quântica está pouco a pouco caminhando rumo a essa sabedoria, que há muito tempo já existe.
Mas o que importa para nós é como podemos aplicar esse conceito de forma prática em nosso cotidiano. Para compreender como chegar nesse nível, primeiro temos que ter consciência de que existem quatro planos de existência no universo: o espiritual, o mental, o emocional e o físico, esse último, sendo o plano em que vivemos nessa atual encarnação.
O plano espiritual é a fonte de toda a energia primordial do universo. Alguns chamam isso de Deus, outros apenas de Universo ou, simplesmente, energia primordial. Em seguida, temos o plano mental, que é onde está a nossa mente e o mundo das ideias. E depois o plano emocional, que é onde vivem todas as nossas emoções. O plano físico materializa tudo o que conseguimos manifestar dos outros planos, seja de forma consciente ou inconsciente. E então, chegamos a questão central que propomos aqui: o poder da mente.
Se tudo o que se manifesta no mundo físico veio de outros planos, isso quer dizer que, se tivermos um controle maior do plano mental (onde moram as nossas ideias e pensamentos), conseguimos ter um maior controle do que se manifesta em nossas vidas. Se o plano espiritual é uma energia pura que não podemos alterar e o emocional é influenciado diretamente pelo plano mental, o segredo (os autores daquele famoso livro “O Segredo” se referiam exatamente a isso) é ter o controle do que acontece na mente, para ter uma vida plena e consciente.
Adote uma prática de meditação e aprenda a vigiar o que você pensa. Também aproveite e repare como o que você consome de informação e o ambiente ao seu redor influenciam os seus pensamentos. Aos poucos, você pode começar a ter o controle da sua mente e, consequentemente, concretizar na sua vida o que você mentalizar.
Você também pode gostar
- Conheça a diferença entre pensamento positivo e pensamento funcional
- Entenda a síndrome do pensamento acelerado!
- Saiba como nossos pensamentos podem resultar na matéria mental
Para praticar, comece a observar o que você pensa pelo menos cinco minutos por dia e vá aumentando essa frequência. Anote em um caderno todos os pensamentos que você identificar e classifique-os como benéficos ou prejudiciais. Depois disso, comece a combater as ideias negativas e dê força para aquelas que te fazem bem. Aproveite também para escrever os seus sonhos e objetivos de vida e comece a mentalizá-los diariamente. Aprenda a dar força aos pensamentos certos e você terá uma prova do poder de sua mente.