O sling (tipoia) é cada vez mais usado pelas mamães. É o carregador de bebê não estruturado, que se molda ao corpo da criança. O sling é muito usado nas culturas africanas, indígenas, orientais e sul-americanas. Ganhou popularidade na Europa e Estados Unidos nos anos 70 e 80. O carregador é uma grande invenção, segundo o antropólogo Timothy Taylor, pois estabelece vínculos com a mãe e contribui para o desenvolvimento cerebral. Ele também acalma o bebê e ajuda nas cólicas.
Quais os modelos?
Os mais populares são:
Sling de argola: é ajustável e sua argola é na altura do peito. Preste atenção se a costura é reforçada e se o tecido é resistente e refresca.
Pouch Sling: não é ajustável e deve ser comprado segundo o corpo da mãe. Observe o tecido, as costuras e o tamanho, que não pode ser nem muito grande, nem muito pequeno.
Mei-Tai: o bebê fica sentado, como se estivesse em uma cadeira. A base desse modelo é larga e as pernas da criança ficam semi-flexionadas.
Produtos seguros contêm manual de instruções. Não compre se o vendedor não souber explicar a utilização do produto.
Para saber onde encontrar, pesquise nos sites de busca sling + sua cidade.
Dúvidas
A apresentadora Adriane Galisteu e a cantora Cláudia Leitte usaram o carregador. As atrizes Julia Roberts, Angelina Jolie e Kate Hudson também. Se você também quer usar, mas não sabe muito sobre o produto, confira as dúvidas mais comuns sobre esse carregador:
O sling é regulamentado?
Não, ainda não há regulamentação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial).
Como o corpo deve ficar posicionado?
A cabeça tem que estar sempre visível. O peso da criança deve ficar concentrado no bumbum e as pernas semi-flexionadas.
Ele é perigoso?
Existem riscos de asfixia, sufocamento, quedas e fraturas quando o sling não tem qualidade ou é mal utilizado, segundo o Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Para evitar acidentes, escolha um modelo com tecido macio, resistente, com largura adequada e laterais elevadas.
Há contraindicações?
Sim, crianças com menos de um mês e bebês prematuros e com problemas respiratórios não podem ser transportados.
Até quando o bebê pode ser transportado?
O bebê pode ser transportado até quando tiver 20 kg.
Quais os benefícios?
Acalma o bebê, traz conforto durante as cólicas e as mães ficam com as mãos livres.
Gosto do sling, mas sinto dores no pescoço e nas costas. O que fazer?
Se você sente dores, é porque usa da maneira errada. O sling pode estar muito embaixo e o tecido embolado nas costas. Consulte o manual de instruções e corrija. Caso a dor continue, você pode estar com algum problema de coluna e deve procurar ajuda médica.
Você também pode gostar:
E aí, tirou suas dúvidas? Fale para a gente se você gostou e se vai usar o sling. Se utilizar e quiser contar o que achou, vamos gostar muito.
- Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.