Webcams, redes sociais e aplicativos de mensagem facilitam a comunicação, mas também podem afastar as pessoas e propagar mensagens negativas. Mas, e se usarmos a tecnologia para aproximar e levar mensagens positivas? Pensando nisso, o Dalai Lama convocou cientistas para desenvolver um “Atlas das Emoções”. Chamado também de “Mapa da Mente”, o site tem o objetivo de transformar as pessoas em “humanos mais autocientes, com compaixão” e fazer que encontrem a paz interior.
Nessa tarefa, o psicólogo Paul Ekman, amigo do Dalai Lama e consultor que ajudou os criadores do filme “Divertida Mente”, e sua filha, Eve Ekman trabalharam com a colaboração de 149 neurocientistas e psicólogos e chegaram à conclusão que existem cinco categorias de emoções: raiva, medo, desgosto, tristeza e satisfação, todas com subníveis, ações e nuances.
Os pesquisadores levaram as descobertas a uma empresa de cartografia e visualização para fazer dessas informações um guia on-line interativo.
Você também pode gostar
O valor do projeto (US$ 750 mil) foi custeado pelo Dalai Lama. O líder do budismo tibetano revelou não ser um adepto da tecnologia e vai usar um modelo impresso especialmente para ele, que brincou dizendo: “A tecnologia é para a minha próxima encarnação”.
- Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.