Você consegue imaginar até que ponto a sua alimentação tem impacto no mundo e na sua saúde? Quando falamos em sustentabilidade, isso não se limita apenas a atos em grande escala, mas também aos pequenos atos do dia a dia que podemos fazer de forma diferente. E um deles que vale a pena ser repensado é a alimentação.
Observe tudo o que você consome de comida durante a semana e veja quanto desses alimentos são industrializados, quantos são orgânicos e quantos são produzidos na região onde você mora ou longe dela. Quanto ao alimento industrializado, já sabemos que não é o melhor tipo de alimento para a saúde e que os orgânicos são muito mais saudáveis. Mas agora vamos parar para pensar nos alimentos orgânicos e a fonte de sua fabricação.
Muita comida é desperdiçada no transporte do produtor até o consumidor final. Levando em conta que a fome é um problema real no mundo, toda essa comida poderia salvar milhões de vidas pelo planeta. Você pode estar se perguntando o que você pode fazer a respeito sendo que você não é um agricultor em larga escala. A resposta é a mesma solução para chegar à sustentabilidade em nosso dia a dia: nos pequenos atos.
As feiras orgânicas e os pequenos produtores locais estão começando a aumentar no Brasil e no mundo. Essa é a oportunidade ideal para que a alimentação seja um ato sustentável em sua vida. Procure produtores perto de onde você mora e procure saber onde são produzidos os alimentos orgânicos que vendem perto de sua casa.
Você também pode gostar
Tudo isso pode ser resumido em uma ideia: na alimentação, trocar o globalizado pelo local. Essa é a troca da quantidade pela qualidade, do desperdício pelo consumo consciente, do industrializado pelo saudável. Comece a pensar de forma sustentável e veja como esses pequenos atos podem melhorar a sua vida e também influenciar o mundo! Bom apetite!