Saúde Integral

Calatonia: terapia dos toques

Close up of chiropractor pressing back of woman's head. Therapist doing healing massage with fingers at back of neck.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar em Catalonia? É um método terapêutico, realizado por meio de toques sensíveis na pele, em áreas estratégicas do corpo, onde há concentração de receptores nervosos.

A técnica foi desenvolvida pelo médico húngaro Pethö Sándor, quando trabalhava em um hospital, na Alemanha, que cuidava de refugiados de Cruz Vermelha, pós-guerra. A estrutura do local e os recursos eram extremamente limitados, por isso Sándor buscou maneiras alternativas para ajudar na saúde dos pacientes.

Com o passar do tempo, percebeu que a sensibilidade tátil trazia alívio imediato e em alguns casos até relaxamento profundo para os feridos. Foi assim que ficou conhecido na Alemanha como o “Dr. que tira a dor com as mãos”.

Neste período de peregrinação de fuga dos efeitos da guerra, Sándor perdeu os pais e decidiu se mudar para o Brasil, instalando-se em São Paulo, no ano de 1949. Terapeuta e professor, ele iniciou diversos cursos em universidades para profissionais da psicologia, repassando seus conhecimentos da Calatonia, que passou a ser conhecida pelos alunos como “método de relaxamento”. Sendo utilizado até hoje em atendimentos psicoterapêuticos.

Procedimento básico

De modo geral a técnica consiste em uma série que envolve nove toques. O procedimento é realizado em total silêncio, com duração de dois a três minutos em cada ponto estratégico. O local principal são os pés, iniciando em cada um dos artelhos, em dois pontos da sola dos pés, depois calcanhares e tornozelos. Por fim, mais um toque no início da barriga das pernas. Em algumas situações um décimo toque é acrescido na cabeça, mas precisamente na região da nuca.

A sequência de toques é realizada onde se localizam as articulações, em áreas com sensibilidade nervosa e/ou circulatória, área com acesso a processos ósseos e etc. O local para os toques variam de acordo com o problema do paciente.

Você também pode gostar

Para quem se destina

A Calatonia a princípio não possui contraindicação, mas deve ser indicada por um profissional especializado. A técnica tem sido utilizada como método auxiliar na psicologia, medicina, educação, reabilitação física e etc.

É eficaz em situações de tensão muscular, enxaquecas, estresse, asma, alergias, distúrbios psicossomáticos, distúrbios glandulares e obesidade.

Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br