Manter a saúde sempre em dia é necessário e essencial em todos os momentos da nossa vida, mas, durante o período de gestação essa preocupação deve ser redobrada. Afinal, são duas ou mais pessoas que necessitam desse cuidado. Uma das questões principais que se deve ter nessa fase diz respeito à imunidade. Isso porque as grávidas não podem tomar qualquer tipo de remédio. E mais vale prevenir que remediar, não é mesmo?
Além disso, durante a gestação, há uma redução da imunidade das mulheres, causada por fatores hormonais. Os anticorpos criados por esse sistema imunológico ajudam a proteger o feto nos seis primeiros meses de vida. Além da alimentação, também é essencial manter o sono em dia, tomar cuidado com as alterações na emoção e ficar de olho na genética.
Confira aqui alguns elementos que ajudam a aumentar a imunidade das grávidas:
Cebola: a maioria das pessoas não gosta muito desse alimento. No entanto, ele tem uma substância que eleva a imunidade e a quercetina, protegendo assim a gestante contra doenças alérgicas e virais.
Iogurte do tipo natural: os probióticos, que fazem parte da composição desse alimento, ajudam a manter saudável o intestino, a recompor as chamadas bactérias benéficas da nossa flora intestinal e na absorção dos micronutrientes, como os minerais e as vitaminas, que fortalecem o sistema de imunidade da gestante.
Cogumelo shitake: a produção de linfócitos e macrófogos, células que ajudam na defesa do organismo humano, ocorre em maior quantidade graças a esse alimento, proporcionando assim um aumento da imunidade.
Alimentos ricos em vitamina C: esse tipo de alimento, como o limão, o kiwi, a acerola e a laranja, é rico em vitamina C, substância que aumenta a quantidade de células defensoras no organismo, agindo diretamente sobre os vírus e as bactérias, ajudando em resfriados e em gripes e prevenindo infecções.
Castanha do Pará: o selênio, presente nesse alimento, é um poderoso antioxidante. Isso significa dizer que neutraliza todos os radicais livres que se apresentam em nosso organismo.
Vegetais verdes-escuros: alimentos com esse tipo de coloração, como a couve, o agrião, a folha de brócolis, o almeirão e o espinafre, têm vitaminas A, B12 e B6 e ainda ácido fólico, substâncias que ajudam no processo de manutenção das células de imunidade das gestantes.
Batata Yacon: além de proporcionar um aumento da imunidade, esse tipo de batata ajuda para que o intestina mantenha o bom funcionamento, na prevenção do tipo II de diabetes e na manutenção do sistema imunológico.
Você também pode gostar
Além de manter uma alimentação saudável, a imunidade de mulheres grávidas também pode ser adquirida com a aplicação de vacinas. As principais, que toda grávida deve tomar, são contra a Influenza, a gripe H1N1, a Hepatite B e o Tétano.
Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.