A terapia floral é uma técnica de extrema delicadeza, que tem como objetivo tratar nossos corpos energéticos e sutis, para prevenir possíveis somatizações (doenças criadas no corpo decorrentes de processos emocionais). Se algo já foi somatizado, a técnica age também reconhecendo a emoção que levou a esse desequilíbrio físico, harmonizando-a.
Se for possível, há a reversão desse quadro, se não for, devido a cronicidade e ao tempo de doença instalada, há a possibilidade de criar um reconhecimento dessa doença, e consequentemente, se aliar a ela, para mantê-la em equilíbrio, e quando a conhecemos melhor, é possível saber até aonde ela pode ir e como controlá-la.
A terapia floral atua nos ajudando a despertar a nossa consciência para nossas questões emocionais e físicas. Ela cria um meio de comunicação silencioso e interno, para que nós mesmos possamos enxergar caminhos novos para um determinado desequilíbrio, nos fazendo vivenciar uma nova atitude frente ao que está em desarmonia, e ao mesmo tempo entrar em contato com o nosso mais profundo ser, e entender do que ele precisa para se desenvolver.
Quando escolhemos a essência que pode nos auxiliar em determinado momento da vida, estamos nos afinando com essa nova energia, e abrindo o nosso corpo, mente e espírito para trabalhar essa questão.
A terapia floral age de forma gentil, delicada e repleta de amor, sem qualquer obrigação de mudança, a não ser que você queira e esteja aberto a isso.
Dr. Edward Bach, criador da terapia floral, e descobridor do primeiro repertório de flores, “as 38 flores de Bach”, deixou como legado seu imenso conhecimento a respeito do ser humano, e a sua observação dos efeitos das flores em cada descompasso emocional, e chegou a muitas conclusões, e uma delas, muito importante:
“A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais”.
(Dr. Edward Bach)
Se mantivermos alma e mente andando juntas, ou seja, canalizarmos a nossa mente, para bons pensamentos, com positividade e serenidade, nossa alma acalma e nosso corpo físico harmoniza.
Você também pode gostar
Pois como Dr. Bach mesmo dizia:
“Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções”.
E a função das flores, justamente é a de nos equilibrar emocionalmente, trazendo serenidade e calma para a alma.