A
o falarmos em receitas caseiras para tratamento, como por exemplo os chás, ouvirmos a seguinte afirmação: “É natural, então não faz mal”.
Bom, então podemos concluir que também não fará efeito, certo?
Podemos afirmar isso porque todo medicamento, natural ou não, possui efeitos desejados e indesejados. Para uma maior eficácia do tratamento, e um menor índice de efeitos indesejados, é necessário que o profissional avalie e prescreva de forma individualizada, ou seja, não siga padrões, mas sim o perfil do paciente.
Você também pode gostar:
Mesmo assim, não há como ter certeza absoluta de que a pessoa não apresentará efeitos indesejados. Porém os fitoterápicos diferenciam-se neste aspecto dos medicamentos alopáticos, pela frequência e intensidade destes eventos. Isso porque os fitoterápicos são melhores tolerados pelo organismo do que os sintéticos. Essa adaptação melhorada das plantas se dá pela longa e conjunta evolução da natureza das plantas e das pessoas. Sendo assim, o metabolismo humano em relação às plantas se adapta com mais facilidade do que para substâncias sintéticas.