SER – Sabedoria e Renovação A Série SER, produzida pelo Canal MOVA, é composta por palestras de grande sabedoria da querida Monja Coen, mestra e representante do Zen Budismo Brasileiro. Esta sequência de vídeos traz temas do cotidiano e destina-se a todos aqueles que, como nós, estão na busca do autoconhecimento, da espiritualidade e de uma forma mais harmoniosa de viver. Compartilhamos por concordar com a ideia dos produtores de que a sabedoria pertence a todos os seres. Os episódios serão publicados sempre as Luas Cheias e Luas Novas, pois são momentos que representam a renovação e a oportunidade de refletirmos sobre a quinzena passada, e nos libertar do que consideramos negativo, através do Poema do Arrependimento, que deve ser recitado por três vezes após a reflexão sobre o tema. Poema do Arrependimento “Todo carma prejudicial alguma vez cometido por mim, desde tempos imemoriáveis Namaste! |
A Aceitação da Realidade de que nada é fixo nem permanente.
Tantas são as oportunidades de observar e nos harmonizar com o que a cidade grande nos oferece e muitas vezes não nos atentamos a elas…
São oportunidades de interagir com pessoas muito diferentes de nós, sentir e perceber estas diferenças, os sons, os odores… Perceber a vida como de fato ela é e não como gostaríamos que fosse.
Zazen é uma prática meditativa onde nos sentamos em silêncio.
Za = Sentar-se em silêncio
Zen = Meditação
Podemos praticar o Zen durante todo o dia, enquanto estamos caminhando, conversando, trabalhando. O Zen nos proporciona isso, pois é nossa capacidade de observar em profundidade todas as coisas.
Mas o que observamos em profundidade?
A realidade como ela é ou como gostaríamos que fosse?
Gostamos de observar os outros, criticá-los e deles exigir respostas de acordo com nossa interpretação do que é correto e bom. E, ao nos observar fazendo isso — e ao optar por abrir mão destes julgamentos, reconhecendo e aceitando cada pessoa como ela de fato é e compreendendo que ela só poderá nos dar aquilo que tem —, teremos a oportunidade de nos ver refletidos em cada pessoa da família humana, da qual todos, sem distinção, fazemos parte.
E, somente desta forma, poderemos ser o elemento da transformação que queremos no mundo.
Você também pode gostar
Neste vídeo, a Monja nos auxilia com preciosas reflexões sobre estes temas para que, mais uma vez, tenhamos a oportunidade de nos arrepender e fazer diferente.
De novo!
Boa prática!
Com amor,
https://youtube.com/watch?v=V0X_4it6UXQ%3Frel%3D0%26showinfo%3D0%26iv_load_policy%3D3