Se você tem se sentido cansado sem motivo aparente ou desanimado com tudo ao seu redor, comece a prestar atenção em seus sentimentos, pensamentos e atitudes. Você pode estar drenando sua energia e nem se deu conta disso.
Abaixo, listamos as 12 atitudes que são capazes de drenar sua energia rapidamente. Se identificar alguma delas no seu cotidiano, fique atento e faça o caminho contrário para uma vida mais leve e cheia de vitalidade.
1- Pensar seguidamente sobre as mesmas coisas
O simples ato de pensar cansa, não é? Algumas vezes, precisamos de um tempo sem pensar em nada para repor nossas energias. E é exatamente por isso que pensar e repensar durante muito tempo sobre uma determinada coisa nos cansa tanto. Se o pensamento for sobre coisas negativas, a energia é sugada ainda mais. Remoer um assunto não resolverá nada e só alimentará ainda mais a vontade de ficar obsessivo com isso. Se você tem como resolver os problemas que vivem em seu pensamento, resolva. Mas se não tem, simplesmente esqueça!
2- Sentimentos negativos
Basicamente a mesma questão do pensamento, mas desta vez relacionado a sentimentos. Sim, provavelmente, você já passou por muita coisa ruim e ainda passará por tantas outras. Esta é a vida! Mas que tal se focar nos momentos bons que teve? Sentir raiva, mágoa ou culpa só irá fazer com que sua energia vá embora mais rápido. Cultive o amor e a alegria e sinta-se renovado!
3- Falta de cuidado com si mesmo
A primeira pessoa que se deve pensar quando o assunto é zelo, é em você mesmo. Quando estamos bem conosco, tudo parece fluir e nada irá atrapalhar nossa vida. Já quando fazemos o contrário, tudo parece empacar e a nossa energia vai embora rapidamente. Não cuidar da mente e do corpo, sem nos importar com uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e um espaço dedicado para o lazer é uma maneira muito rápida e constante de perder energia.
4- Viver no passado e esperar pelo futuro
Negar o tempo em que se vive é uma das piores coisas que você pode fazer. Achar que o passado era muito melhor e ter saudade exacerbada dessa época, ou então apostar todas as fichas no futuro são maneiras instantâneas de drenar energia. Viva o presente e aproveite cada momento.
5- Ser ressentido
Não superar fatos que te machucaram não resolve nada, só alimenta sentimentos ruins e te torna uma pessoa amarga. O perdão e a aceitação são libertadores. O que passou, passou. Bola pra frente!
6- Mentir
Uma mentirinha ou outra faz parte da personalidade de qualquer ser humano, mas mentir constantemente e sobre coisas grandes faz você gastar uma energia absurda. Se a mentira for sobre quem você verdadeiramente é, então… fuja dessa! Ser você mesmo te garante uma vida bem mais leve.
7- Viver outra vida
Conhecer alguém e criar interesses é normal, mas muitas vezes passamos do ponto saudável de fazer isso e começamos a viver uma vida que não é a nossa. Aos poucos, nos preocupamos tanto com a vida alheia que esquecemos do que gostamos, do que é a nossa individualidade. A vida das outras pessoas nunca lhe fará tão bem do que viver a sua. E o mesmo vale para outras pessoas que queiram tolher suas vontades e viver a sua vida. Dividir e somar é benéfico, só é preciso ter cuidado para não subtrair suas necessidades individuais e suas escolhas.
8- Viver no meio da bagunça
Quando você era criança e te mandavam seguidamente guardar os seus brinquedos e arrumar a bagunça do seu quarto, havia implícita uma lição para toda a vida. Ninguém consegue viver bem no meio de uma zona, quando arrumamos nossas coisas estamos também arrumando nossa mente e nossa vida como um todo. Organização física, de espaço, também significa organização energética. Além disso, a bagunça pode gerar uma série de atividades incompletas, o que também suga sua energia.
9- Distância da natureza
Se você vive em grandes centros urbanos, provavelmente tem pouco contato com a natureza e isso é um problema. O solo, as árvores e os animais renovam nossa energia naturalmente, procure tirar um tempo e ir para algum lugar onde possa ter este tipo de interação.
10- Negligenciar sua vida
O excesso de preguiça geralmente gera um ciclo sem fim. Preguiça de iniciar uma ação nos torna estáticos e, consequentemente, negligentes com nossa própria vida. Desta forma, não criamos objetivos e tendemos a ficar inertes, apenas vendo nossa vida passar e o tempo se esvair. Ninguém vive bem assim, acredite!
11- Fanatismo
Nunca se entregue de corpo e alma a algo ou alguém. Tenha admiração e acredite no que te faz bem, mas abra o olho se sentir que está sendo manipulado e nunca tenha fé cega.
12- Inconformismo
Aceite sua vida. Aceite seu corpo. Aceite suas condições. Aceitação! Está é a palavra para uma vida plena. Questionamentos são bem-vindos, mas se forem para coisas que podemos mudar e lutar para conquistar. Caso contrário, aceite e a sua energia estará garantida.
Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.