A personalidade de cada pessoa difere uma da outra. Uns são mais pacienciosos outros ansiosos. Alguns têm dificuldade de relacionamentos, outros não conseguem lidar bem com a família. Cada ser humano é único com defeitos e qualidades. Neste sentido, a psicologia é a ciência que vem anos auxiliar, pois ela estuda o comportamento do ser humano.
Além disso, esta ciência também busca compreender os processos mentais de cada individuo, seja o sentimento, razão e atitude. A pessoa capacitada para lidar e trabalhar estas questões é o psicólogo, que para exercer a atividade precisa se graduar em psicologia.
O surgimento da Psicologia
Por muito tempo a psicologia estava acompanhada da Filosofia. Sendo a psicologia antes definida como o estudo da Alma. Os filósofos gregos clássicos começaram a se envolver com este estudo por volta de 200 anos a.C. Mas foi somente nos séculos XVIII e XIX que se começou a construir uma ciência psicológica.
Mais precisamente no ano de 1879, Wilhelm Wund criou o primeiro laboratório de pesquisas em psicofísica na Alemanha. A partir daí houve publicações em revistas e jornais, falando sobre o comportamento humano. Mas o Estruturalismo e o funcionalismo e suas mudanças para psicanálise e humanismo foi que possibilitaram o surgimento da Psicologia, que passou a estudar o comportamento humano.
A psicologia no Brasil
Existem várias escolas psicológicas, cada uma para estudar uma determinada questão do ser humano. Entre as mais conhecidas podemos citar a psicanálise, a Humanista, a Comportamental e a Cognitivo-Comportamental. Independente das abordagens, ambas buscam compreender a relação do ser humano com o mundo.
A psicanálise trabalha mais com o inconsciente do ser humano, entender a mente humana. Já a Humanista trabalha o existencialismo e fenomenologia e a Comportamental estuda o comportamento da pessoa. Neste sentido, Sigmund Freud foi um importante estudioso da psicanálise e até hoje é referência para muitos estudantes e psicólogos.
Como a psicologia pode nos ajudar como ser humano?
Engana-se quem acredita que fazer terapia é apenas para pessoas que tem dificuldades em se aceitar ou se relacionar. Qualquer um pode fazer, e uma sessão de terapia será sempre bem vida. A terapia é uma ótima forma de buscar o autoconhecimento. Ela não é única forma, mas é eficaz.
Através da terapia podemos conhecer ou buscar aquilo que realmente somos. Muitos dos nossos sentimentos e ações estão ligados a questões do passado, da infância. E com a terapia é possível “curar” certos traumas e ações repetitivas.
Os benefícios da terapia:
- Compreender melhor seus objetivos e suas ações;
- Proporcionar reflexão sobre as suas atitudes e o relacionamento com outro;
- Ajuda a desenvolver as habilidades;
- Pode ser uma solução ou diminuição para problemas pessoais e familiares.
Mas atenção, para fazer terapia é sempre necessário procurar um psicólogo que tenha formação específica. Procure conhecer qual é sua abordagem e se você se interessa, faça. A terapia é como uma reforma íntima. Precisa ser feita com cuidado, cautela e calma.
Você também pode gostar:
Nem sempre em uma semana podemos mudar comportamentos que construímos a vida toda. Por isso, quando for fazer, paciência e busque sempre evoluir.