Cascas de frutas e bagaços, dejetos de bovinos, suínos e aviários e restos de ração devem ser descartados corretamente para não contaminarem o meio ambiente. O biodigestor é um sistema que converte matéria orgânica em fertilizante natural e também em biogás, através da decomposição anaeróbia, um processo sem oxigênio que origina um biofertilizante e biogás que pode ser usado como gás de cozinha ou ser transformado em energia elétrica.
A empresa Recolast Ambiental há 38 anos trabalha com biodigestores, aquaponia, sistema que integra a criação de peixes e hortaliças e confinamento sustentável de bois. Saiba como funcionam e as orientações para manutenção dos biodigestores.
Como funciona?
O biodigestor da Recolast tem duas divisórias interligadas: biodigestor tubular + uma lagoa de biofertilizante. Os resíduos vão para o tubo e ficam até as bactérias fermentarem esse material e liberarem o biogás. O líquido vai para a lagoa de biofertilizante, onde é coletado para ser pulverizado na plantação ou descartado.
Outra vantagem é que o sistema também trata dejetos animais e humanos. O material orgânico animal, aliás, potencializa a produção de biogás.
Tamanho
A empresa comercializa biodigestores de 4 m³ a 720 m³.
Produtos gerados pelos biodigestores
Biofertilizante: adubo natural que age como fertilizante e pode ser utilizado como inseticida;
Biogás: gás produzido pela união dos gases metano e carbônico é uma fonte alternativa de energia. A Recolast Ambiental informa empresas que comercializam geradores de energia aos clientes interessados.
Você também pode gostar
O descarte correto de lixo no campo também protege o meio ambiente. Você, produtor rural informe-se sobre métodos sustentáveis e faça sua parte para preservar a natureza.