AcroYoga é uma modalidade de exercícios físicos que mistura a prática de yoga, com acrobacia e massagem thai. A prática possui elementos de yoga, como disciplina, autocontrole, posturas e controle de respiração, e elementos de acrobacia como saltos, giros e inversões. Da massagem Thai vem as manobras de alongamento e relaxamento.
A prática deve ter pelo menos duas pessoas, mas o ideal é com três. Uma pessoa que fica por cima fazendo os movimentos mais de acrobacia e é chamada de “voador”. Já a pessoa que fica por baixo, sustentando o voador, é a “base”. E uma terceira pessoa que fica observando e auxiliando para que não ocorra acidentes e verificando se as posturas estão corretas é chamada de “anjo”.
Cada uma dessas funções tem os seus benefícios, tanto físicos, quanto psicológicos. O voador estimula a sua agilidade, equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal, além de treinar a coragem e a confiança que coloca em seu parceiro. A pessoa que fica na base trabalha bastante a resistência e a força muscular, principalmente das pernas, glúteos, abdômen e braços. No aspecto psicológico, desenvolve elementos como segurança, responsabilidade, paciência e voz de comando. O anjo trabalha principalmente aspectos de comunicação, observação, responsabilidade e atenção para auxiliar o voador em seus movimentos.
Você também pode gostar:
Além dos benefícios citados acima, a AcroYoga estimula a interação entre as pessoas do grupo e é uma boa forma de desenvolver a capacidade de trabalho em equipe. Aprender a confiar no parceiro pode ser algo desafiador, mas que leva a uma entrega e controle mental benéficos para os praticantes. Também devemos ressaltar que os movimentos de massagem thai feitos durante as práticas também contribuem para o relaxamento e estímulo corporal.
- Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.