Você conseguiria responder em quantas coisas pensou durante os últimos minutos? Bem difícil, não é? A não ser que você seja uma pessoa privilegiada e bem centrada, deve ter sido bombardeado com pensamentos, sentimentos, obrigações, problemas, notificações de redes sociais, telefonemas, cobranças do trabalho, falatórios alheios e aquela pulguinha atrás da orelha. Cansa só de pensar (mais)!
O fato é que na vida moderna e tão cheia de afazeres, é impossível fugir disso tudo por muito tempo. Mas também é fato que é necessário desligar um pouco para recarregar as energias, colocar os pensamentos em ordem e simplesmente manter a saúde mental. Estímulo demais desgasta e pode levar a problemas de saúde. A produtividade cai e o nível de estresse tende a aumentar gradativamente a cada dia que passamos sem dar importância a estas necessárias pausas que nosso corpo pede.
Apesar de ser uma prática considerada difícil pela maioria das pessoas que mais precisam dela, garanto que é apenas uma questão de vontade, costume e dedicação. Quando temos um pensamento muito acelerado e deixamos a ansiedade nos dominar, a tendência é que realmente não consigamos nos desligar do mundo externo, mas é possível.
O escritor e coaching Martin Boroson criou o conceito de “Meditação de um instante”, no qual prega que apenas um minuto de meditação diária, a princípio, pode lhe trazer extrema sensação de bem-estar e melhora na qualidade de vida. O vídeo que produziu com esta proposta se tornou um viral nos Estados Unidos.
Antes de ver o vídeo, sugiro que siga algumas dicas para iniciar nesta prática:
Dedique-se!
Como qualquer prática nova e aparentemente desafiadora, é necessário dedicação. Tenha consciência de que meditar lhe será benéfico e, se mesmo nas primeiras vezes não obter sucesso, não desista.
Concentre-se na sua respiração
É ela que vai te guiar para dentro de si mesmo. Quando nos concentramos apenas na nossa respiração, o mundo parece abaixar de volume e diminuir de velocidade.
Mantenha-se calmo
Ok, a meditação tem como um dos seus principais objetivos exatamente trazer a calma. Mas o que quero dizer aqui é que não adianta nada ficar ansioso ou com raiva porque não consegue meditar. Manter a calma e persistir é fundamental. Calma gera calma.
Enxergue as oportunidades e as necessidades
Não precisa criar uma rotina de meditação. A ideia é que você tenha a sensibilidade de sentir quando a pausa é necessária. Pode ser no meio do trabalho com o chefe te deixando loco, é só correr para o banheiro e ficar ali por um minuto ou dois. Pode ser no ônibus lotado também, ou na espera do pagamento de uma conta. Com a prática, será possível.
Use a seu favor
A meditação pode te trazer mais inspiração, fortalecer a criatividade e até mesmo mais resiliência perante situações difíceis. A prática também ajuda no autoconhecimento, autocontrole e pode fazer toda a diferença no seu dia.
Você também pode gostar:
Agora, veja no vídeo abaixo as dicas de Martin Boronson e comece a praticar simultaneamente:
- Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.