Sabia que a corrida é um ótimo exercício para os cachorros? A prática deixa os músculos mais fortes, mantém o peso ideal, melhora o sistema cardiorrespiratório e ainda previne o câncer. Mas, não pense que é só pegar o pet e sair correndo, o animal precisa estar em condições clínicas para a atividade. Conheça aqui dicas para correr com o seu cão.
Quais raças podem correr?
Primeiramente, os cachorros precisam passar por avaliação veterinária. Caso esteja acima do peso, o profissional elabora uma dieta. Suspeitas de fraturas e doenças são tratadas para o animal usufruir da atividade física.
Atividade física não é recomendada para filhotes, cadelas grávidas, ou que estejam amamentando e cachorros idosos.
Raças de porte médio, como o Labrador, Golden Retriever, Dálmata e o Pastor Alemão são as mais indicadas para corridas. Já as raças de grande porte podem sofrer com dores nas articulações devido ao peso, Dogue Alemão, Bernese e Rottweiler são bons exemplos.
Os cães branquicefálicos têm abertura nasal muito pequena, o que dificulta a respiração. Em alguns casos, é necessário intervenção cirúrgica para resolver o problema. Buldogue Francês, Boston Terrier, Buldogue Inglês, Dogue de Bordeaux, Pug, Shih Tzu, Pequinês e Boxer são raças com esta característica.
Como deve ser?
Assim como você, o exercício físico para cães deve começar devagar e ir aumentando a intensidade aos poucos. Leve água e passe protetor solar específico no focinho e nas orelhas, cachorros brancos precisam de protetor mesmo quando não tiver sol. Nunca esqueça de colocar uma guia que mantenha seu amigo peludo perto de você.
Você também pode gostar:
Consulte o veterinário hoje mesmo e não perca a chance de correr com o seu cão. E por favor, nos conte como está sendo a experiência!
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras