A gemoterapia é uma prática da medicina Ayurvedica, conhecimento médico indiano com aproximadamente 7 mil anos ligado à Astrologia Védica. O nome em sânscrito é originário de duas palavras: ayus = vida e veda = conhecimento.
A prática utiliza a energia do calor derretido no interior da Terra, as gemas que são ligadas aos astros igual aos dias da semana e os metais. As gemas convertem os elementos orgânicos e minerais em rochas cristalizadas, como oxigênio, hidrogênio, alumínio, carbono, silício, cálcio, flúor, berilo e zircão, as gemas mais importantes. O oxigênio, o alumínio e o silício transitam em todas as gemas.
As gemas mais preciosas
De acordo com as escrituras védicas, Ratnaparikha, Jatak Parijat e Agni Purana, as gemas mais preciosas têm ligação com os planetas e os nódulos lunares. Veja abaixo quais são:
- Rubi (Manikya) – Sol
- Pérola (Mukta) – Lua
- Coral (Prawal) – Marte
- Esmeralda (Markat) – Mercúrio
- Safira Amarela (Pushparga) – Júpiter
- Diamante (Vajra) – Vênus
- Safira Azul (Neelmani) – Saturno
- Hessonita (Gomed) – Rahu
- Olho-de-Gato (Vaidurya) – Ketu
Como as gemas agem no organismo?
As gemas são colocadas diretamente na pele e a corrente sanguínea absorve a energia eletromagnética. Elas atuam no sistema nervoso, influenciando as emoções e estimulando sentimentos como autoestima e determinação e ainda reduzindo a carga negativa dos astros e potencializando as positivas.
Para que elas servem?
A gemoterapia é usada nos spas e também no tratamento de várias doenças:
- Ansiedade: para problemas emocionais, é indicada a meditação e o relaxamento com o quartzo;
- Dores de cabeça: o mineral jaspe vermelho é deixado na testa do paciente;
- Dores musculares: são empregadas pedras quentes de origem vulcânica;
- Dor de garganta e rouquidão: o quartzo azul ou o lápis azul protegem a região;
- Problemas respiratórios: o âmbar é colocado sobre o peito nu.
Joias terapêuticas
A necessidade da utilização das joias terapêuticas é determinada pelo gemoterapeuta (especialista em gemoterapia) ou por um astrólogo experiente. As joias são produzidas artesanalmente, segundo as condições astrológicas do indivíduo, e seguem critérios de tipo, peso, medida, liga metálica e qualidade das gemas. As peças têm um peso mínimo de quilates e as gemas devem ter pureza, transparência, boa lapidação e cor natural.
Você também pode gostar:
É sempre bom conhecer novas maneiras de energizar o corpo e a mente, né? E você? Já tinha ouvido falar sobre gemoterapia? O que achou dela? Conte para a gente.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras