Que a alimentação influencia a nossa saúde física, todo mundo sabe. Mas existem alguns alimentos que também pode afetar nosso psicológico. Confira abaixo quais são eles e diminua as quantidades no seu dia a dia:
1 – Alimentos com baixo teor de gordura
Os alimentos que não contém gordura possuem uma quantidade excessiva de sódio, um nutriente que não podemos ingerir em grandes quantidades, pois causa sensação de inchaço e retarda o sistema imunológico. Essa combinação de fatores pode levar à depressão.
2 – Junk Food
Altos níveis de açúcar, gordura, sal, corantes e conservantes, ou seja, tudo que em excesso pode te fazer mal. O consumo destes alimentos pode deixar as pessoas mais agressivas, obesas e depressivas.
3 – Adoçantes artificiais
É certo que eles apresentam menos calorias do que o açúcar em si, mas em contrapartida promovem uma queda de serotonina desfavorável ao corpo. Estes alimentos também incentivam a necessidade de ingerir carboidrato, o que pode gerar um aumento significativo de peso. Os adoçantes artificiais estão presentes nas fórmulas de refrigerantes, cuidado com o consumo excessivo.
4 – Açúcar refinado
Este é sem dúvidas o maior inimigo da saúde. Além de ser revertido em gordura, ele diminui os níveis de energia do corpo, fazendo com que as pessoas sintam-se mais cansadas.
5 – Cafeína
Se você é daqueles que não resiste a um bom café, tente ao menos se controlar para tomar cerca de duas xícaras por dia. Abusar da cafeína pode trazer problemas como insônia, fazendo com que as pessoas fiquem mais agitadas e nervosas.
6 – Álcool
O efeito eufórico do álcool é apenas imediato e aí quanto mais você bebe, mais precisa beber, por isso, pode levar ao vício e à depressão.
7 – Pouco carboidrato
Se você está de dieta e eliminou o carboidrato da sua vida, isso é um erro. Eles são essenciais fontes de energia para o corpo, além disso, a falta deles faz com que o cérebro pare de produzir regularmente a serotonina.
8 – Comida processada
Alimentos de fast food e outros como massas, pães e cereais, se ingeridos em excesso, causam grande impacto nos níveis de açúcar no sangue. Eles são absorvidos como uma “bomba” de insulina que, após alguns minutos, causa fadiga e irritabilidade.
9 – Óleos hidrogenados
Ricos em gordura trans, de origem animal e vegetal, esses alimentos são grandes aliados da depressão. Além de bloquearem as artérias, também atrapalham o fluxo do sangue para o cérebro.
10 – Alimentos com alto índice glicêmico
Em longo prazo, estes alimentos podem causar diabetes tipo 2 e obesidade, pois eles contêm pequenas moléculas de açúcar que aumentam a glicose do corpo, o que de início provoca um excesso de produção de insulina e, posteriormente, estimula o apetite.
Você também pode gostar
Em contrapartida, existem também alguns alimentos que ajudam a combater a depressão. Confira no site: Alimentos que aliviam os sintomas da depressão.
Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras