Estamos sempre por um fio, correndo de lá para cá, atarefados até o pescoço e ocupando a mente com qualquer distração que apareça. Com tantas tecnologias e informações, parece até impossível manter o equilíbrio no meio do caos. Parece, mas não é!
Ter uma vida equilibrada requer dedicação. Ser uma pessoa zen e estar em contato com seu Eu Interior, contemplando o seu espírito a todo tempo, não acontece de uma hora para outra. Mas por onde começar? O que devo fazer? Calma, o Eu Sem Fronteiras te ajuda!
Não adianta nada construir uma imagem serena e feliz de si mesmo para os outros, sem cuidar dos seus problemas internos de uma forma geral. Exercícios de Yoga nos ajudam a manter o foco e o físico, mas não são eles que resolvem nossos problemas pessoais, emocionais e espirituais, é a nossa dedicação.
Você precisa se esforçar e cavar mais fundo sempre, buscando se conhecer e equilibrar as suas necessidades e limitações. Listamos 7 passos que podem te ajudar nessa busca por equilíbrio e positividade.
- Cuide do seu corpo
Sem uma saúde boa, a nossa mente também adoece. Não deixe de cuidar da sua alimentação e do seu sono, eles são os fatores que determinam se a sua vida está ou não em equilíbrio.
Uma pessoa que não dorme bem e não se alimenta direito, na maioria das vezes, tem problemas psicológicos e físicos. Dormir e se alimentar corretamente ajudam a combater a ansiedade e a depressão, além de melhorar a nossa condição física e mental.
Fazer exercícios também pode ajudar a manter o sono regulado e a controlar sua alimentação. Tenha sempre horários e limites para comer e dormir, sem isso você acabará bagunçando diversos setores da sua vida. Descanso e uma alimentação balanceada nos traz energia para lidar melhor com as atividades do dia a dia.
- Tenha disciplina
Através da Yoga aprendemos que é preciso ter disciplina em tudo. Nada de trabalhar sem descanso, beber sem moderação e comer mais do que deveria. Precisamos prezar nossa saúde e espírito, tudo precisa estar em harmonia para nos sentirmos bem.
Como já dizia o ditado “Cabeça vazia, oficina do Diabo”, ficar à toa também não facilitará a sua busca pelo equilíbrio. Cada momento da sua vida precisa ser vivido no ritmo certo ou a sua saúde física e emocional se desgastará com a chegada de dificuldades.
- Organize-se
Deixar as coisas para depois só vai te atrapalhar no futuro. Tudo precisa estar em equilíbrio para funcionar de maneira prática, por isso, é muito importante fazer as coisas e deixar a preguiça de lado. Isso serve para todos os setores da vida.
Faça tudo o que for preciso para adiantar suas tarefas, assim o tempo livre será opcional e você não sofrerá com imprevistos. Curtir a vida é uma delícia, mas o excesso é perigoso, evite distrações durante a sua rotina e procure sempre uma motivação o dia a dia. Tenha foco e paciência.
- Cuide do seu Eu Interior
Confiar em si mesmo é o primeiro passo para aceitar uma vida equilibrada. Todos nós precisamos nos relacionar bem para nos sentirmos bem, principalmente interiormente.
O amor-próprio ensina que ele só não basta, precisamos nos agradecer, nos perdoar e nos aceitar para nos livrarmos de energias negativas que nos prendem a uma vida cheia de rancor e tristeza.
Quando cuidamos de nós mesmos, cuidamos automaticamente do mundo ao nosso redor. Estabelecendo esse contato com o seu Eu Interior, você passa a ser mais aceito pelo universo.
- Seja uma pessoa positiva
Não é novidade para ninguém que negatividade atrai negatividade, por isso, é muito importante saber lidar com os problemas de forma madura.
Reclamar de tudo que está fora de seu controle não minimizará o problema, só o tornará maior. Falar das pessoas pelas costas também não vai ajudar em nada no seu espírito, essas atitudes são bloqueios de energia e criam padrões negativos em nossa vida.
- Crie o hábito da leitura
Ler alimenta a nossa alma e distrai a nossa mente. Espiritualmente falando, a leitura expande a mente e a nossa compreensão do mundo e do sagrado.
Faça com que o seu dia seja mais proveitoso lendo pelo menos um artigo diferente para alimentar a sua mente. Essa prática nos ensina a evoluir espiritualmente, mudar de posicionamento e resolver nossos problemas.
Só o fato de você ter parado para ler esse artigo prova que alimentar a mente nunca é demais.
- Medite
Por último e não menos importante, medite. Meditar te reconecta com o seu Eu Interior e com o que existe de belo e sagrado no mundo.
Vagar pelas profundezas do ser é entrar em estado de clareza, tornando assim mais fácil resolver problemas e ter um conhecimento profundo dos seus desejos.
O autoconhecimento nunca se acaba, quanto mais você explora, mais coisas encontra. Essa ferramenta poderosa pode mudar a sua vida, medite durante o dia a dia, seja por um curto ou longo período. Aqui no site, já listamos alguns mantras para te ajudar a entrar em contato com o seu eu mais profundo.
Você também pode gostar
Ser uma pessoa equilibrada exige dedicação diária, esse estilo de vida proporciona inúmeros benefícios a nós e às pessoas que nos cercam. Experimente as nossas recomendações e traga paz e harmonia para o seu dia a dia.
Texto escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem Fronteiras