Quantas vezes você tem ideias, se empolga e se imagina na cena, mas não consegue entrar em ação? E um milhão de coisas passam pela sua cabeça. Coisas do tipo: “Não vai dar certo! E depois, como vou manter? E se as pessoas não gostarem? E se me acharem ridículo?”. Conhece alguém assim? Talvez intimamente?
Na maioria das vezes isso acontece porque temos muito medo do fracasso e da rejeição. E isso tem a ver com a autoestima. Se você é daquelas pessoas que acham que para dar uma melhorada na autoestima precisa ir ao shopping, comprar uma roupa nova, arrumar as madeixas que tudo está resolvido, posso te adiantar uma coisa: Se resolverá em apenas algumas horas ou talvez minutos. Esse papo vai além, quer ver?
Autoestima… Sabe o que é isso? A melhor definição de autoestima é “o quanto você gosta de si mesmo e se valoriza”. Quanto mais alta é a sua autoestima mais você gosta de si mesmo e se respeita. Quanto mais alta a sua autoestima, melhor é o seu trabalho. Quanto mais você gosta de si mesmo, mais você gosta dos outros e quanto mais você gosta de si mesmo e dos outros, mais os outros gostam de você. Interessante isso, né? Eu adoro!
Então, anota essa dica: Aumente a sua autoestima e realize muito mais! E pensando nisso, separei mais 6 dicas que aprendi com o Brian Tracy, um dos maiores especialistas de coaching do mundo e vou dividir com vocês para satisfazer essa nossa importância pessoal.
- Pratique a aceitação: Se você praticasse a aceitação com todas as pessoas que você convive, você seria a pessoa mais popular do seu meio social. E sabe como você pode fazer isso? Sorria! São necessários 12 músculos para sorrir e 113 para fazer cara feia. Vamos combinar que um sorriso sincero para outra pessoa é capaz de tirar toda a negatividade, levando-a ao otimismo e à felicidade de uma vez só. E quando você sorri, essa ação física libera endorfina, conhecida como a “Droga da Felicidade” da natureza. Quando você sorri, aumenta o seu bem-estar e a sua criatividade. Você se sente mais feliz e age mais agradável com todos a sua volta. Vale a pena sorrir mais?
- Pratique a apreciação: Aprecie as pessoas pelo que elas fazem. Quando você aprecia uma pessoa por algum motivo, você eleva a autoestima, aumenta a autoconfiança dessa pessoa e isso faz com que essa pessoa pratique essa atitude novamente, cada vez de um modo mais eficiente porque assim, novamente ela será ainda mais apreciada. Todos nós temos a necessidade de apreciação. Uma forma simples para praticar a apreciação é dizer “obrigada”! Quando você agradece as pessoas mesmo em coisas pequenas, elas buscarão agradá-lo ainda mais com tarefas maiores.
- Seja agradável: Quando você é positivo e alegre, você transforma o ambiente. As pessoas ficam relaxadas e felizes e se sentem muito bem. Seja gentil! Uma pessoa gentil tende a ser alegre na maior parte do tempo. E são pessoas que queremos encontrar no nosso caminho, certo? Essas pessoas fazem com que você se sinta muito mais feliz e importante. E assim, elas viram fãs.
Outra questão, é que graças aos medos inconscientes do fracasso e rejeição aprendidos na infância, a maioria das pessoas gostam de lidar com pessoas agradáveis e amigáveis na maior parte do tempo. Vale a pena ser agradável?
- Seja cativante: Pessoas cativantes são muito mais eficientes em influenciar e persuadir do que pessoas consideradas difíceis ou agressivas. Seja polido, faça perguntas em vez de afirmações e ouça com interesse e atenção quando o outro falar. Seja calmo, amigável e relaxado. Assim será o tipo da pessoa que todos querem ter por perto.
- Expresse admiração regularmente: Quanto mais você elevar a autoestima do outro, mais você faz com que as pessoas se sintam valorizadas e importantes. Todos nós gostamos de elogios. Então, busque elogiar os outros sempre que tiver oportunidade. Elogie as pessoas por suas roupas e acessórios, carro novo, escritório, casa, etc… Quando notar algo novo ou diferente em alguém, elogie imediatamente.
- Preste atenção: Anote esta dica importante! Preste atenção quando uma pessoa estiver falando. Pratique este comportamento. Quando você ouve alguém, essa pessoa se sente valorizada e importante. O inverso é verdadeiro. Quando você não ouve a outra pessoa, significa que você não a valoriza tanto no seu ponto de vista quanto no ponto de vista das pessoas a sua volta. Ouvir é uma habilidade essencial.
Você também pode gostar
Quanto mais você faz pelas outras pessoas, mais está fazendo por você. Sua autoestima aumentará e sua confiança em alcançar os seus objetivos também. Desejo sucesso!