SER – Sabedoria e Renovação
A Série SER, produzida pelo Canal MOVA, é composta por palestras de grande sabedoria da querida Monja Coen, mestra e representante do Zen Budismo Brasileiro.
Esta sequência de vídeos traz temas do cotidiano e destina-se a todos aqueles que, como nós, estão na busca do autoconhecimento, da espiritualidade e de uma forma mais harmoniosa de viver.
Compartilhamos por concordar com a ideia dos produtores de que a sabedoria pertence a todos os seres.
Os episódios serão publicados sempre as Luas Cheias e Luas Novas, pois são momentos que representam a renovação e a oportunidade de refletirmos sobre a quinzena passada, e nos libertar do que consideramos negativo, através do Poema do Arrependimento, que deve ser recitado por três vezes após a reflexão sobre o tema.
Poema do Arrependimento
“Todo carma prejudicial alguma vez cometido por mim, desde tempos imemoriáveis
Devido à minha ganância, raiva e ignorância sem limites
Nascido de meu corpo, boca e mente
Agora, de tudo, eu me arrependo.”
Namaste!
Você repara como tem falado com as pessoas?
Falar a verdade e não mentir não significa ofender, ser grosseiro…
Quando nos separamos do caminho da verdade, começamos a criar nossa própria realidade e fantasias sobre a vida. Neste equívoco, podemos causar sofrimento.
A ganância, raiva e ignorância são os grandes causadores do sofrimento, e existem em todos os seres humanos, em maior ou menor grau. Não saber o que fazer diante das situações difíceis demonstra nossa ignorância.
São muitas as causas e condições que nos levam a determinadas situações de sofrimento, e Budha já dizia que nascimento, velhice, doença e morte são as principais.
Monja Coen compartilha conosco a experiência do nascimento de seu bisneto, onde o sofrimento foi inerente ao parto natural, como natural é a vida…
Você também pode gostar:
Aproveitemos mais este encantador relato para nossa reflexão da quinzena, para mais uma oportunidade de arrependimento!
Assista a outros episódios da Série Ser com a Monja Coen
Episódio III – Parte 1 | Episódio II – Parte 1 | Episódio I – Parte 1
Boa prática!