Convivendo

De onde nasce o medo e como lidar com essa emoção?

Escrito por Deise Aur

Por muitas vezes, nos deparamos com o medo em nós e sentimos dificuldade de encarar e de lidar com essa emoção, que acabamos criando um padrão e uma realidade em nossas vidas. Quem de nós, em menor ou maior grau, já não sentiu medo, ou pior, vive influenciado por essa emoção? Medo da rejeição, da morte, de ser humilhado, do fracasso, da doença, da violência, do engano, do sofrimento…

Motivos não faltam para vivermos com medo. Mas, como lidar com isso e compreender esse estado em nós?

Portrait of an attractive woman at the table with cup and laptop, book, notebook on it, grabbing her head. Bookshelf at the background, concept photo

Antes de tudo, é importante nos auto-observar para reconhecer e ver como o medo atua em nós. E, então, aceitá-lo e prestar atenção em como se manifesta em nosso dia a dia. Com isso, poderemos ter a percepção de como surge, o que nos faz temer e o que provoca em nós. Essas questões vão nos ajudar a refletir e investigar como se processa o medo em nossas vidas. Mas, sem julgamento, ou seja, sem culpa ou vergonha, simplesmente com lucidez.

Em cada um de nós, esse estado e padrão teve origem e foram crescendo, muitas vezes, enraizado em nosso inconsciente, provocado por condicionamentos, traumas, bloqueios e mecanismos de defesas que surgiram a partir de experiências difíceis ou condições repressivas e que resultaram em coisas negativas ou até pela tentativa frustrada de o nosso ego autoafirmar-se e conquistar o seu espaço em meio as limitações internas e/ou externas. As razões podem ser muitas, mas o fato é que cada indivíduo manifesta de uma maneira a expressão do medo em sua vida.

Algumas pessoas são tímidas, outras exibicionistas, outras agressivas. Em casos mais extremos, temos as síndromes e psicopatias. Mas, a boa notícia é que temos como buscar formas construtivas e mais conscientes de lidar com o medo em nossa vida sem nos sentirmos diminuídos ou anormais, mesmo porque isso não é exclusividade de ninguém e realmente por sermos humanos e vivermos em meio a complexidade, tanto a nossa que é interna, como a do mundo no qual vivemos que é externa.

Você também pode gostar:

Podemos ampliar a nossa compreensão e nos fortalecer, transformando a percepção dessa emoção em nós em ferramenta de autoconhecimento e expansão de nossa consciência. Podemos transformar as nossas vidas a partir da descoberta de como o medo atua em nós, nos levando a pensar e agir como agimos, a viver como vivemos e a fazer as escolhas que queremos fazer! Por isso, lidar com o medo de uma forma mais atenta e consciente é uma postura amorosa para nós mesmos, contribuindo também para que o nosso relacionamento com o mundo seja melhor.

Por Deise Aur, um ser humano que tem medo, mas o reconhece em si.

Imagem de capa disponível aqui.

Sobre o autor

Deise Aur

Meu nome é Deise Aur, sou graduada em História e atuo como educadora, escritora, pesquisadora e desenvolvendo conteúdos em diversas vertentes do conhecimento, incluindo arte, filosofia, mística, ciência, psicologia, espiritualidade, ecologia e vida. Acredito que esses conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento humano e para a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta. Atualmente, compartilho meus conhecimentos e percepções por meio das mídias digitais.

Tenho uma ampla gama de interesses e costumo explorar diversos temas, como esoterismo, autoconhecimento, veganismo, história, saúde e meio ambiente, entre outros. Considero que a curiosidade e o conhecimento nos permitem aprender constantemente e expandir nossos horizontes.

Minha paixão pela escrita me impulsiona a utilizar as palavras para expressar insights e inspirações que brotam de minha alma. Minha sensibilidade, inspiração e descobertas estão especialmente relacionadas à espiritualidade, aos sentimentos humanos, à inter-relação entre os seres vivos e à natureza. Acredito que compreender e explorar esses aspectos é fundamental para o nosso crescimento pessoal e o desenvolvimento da consciência.

Continuo dedicando-me a transmitir conhecimento, motivação e reflexão por meio do meu aprendizado, das minhas palavras e da produção de conteúdo. Convido você a conhecer mais sobre meus conteúdos em:

Canal no Youtube: @DeiseAur

Colaboração no greenMe: author/deise-aur-2/

Instagram: @deise_aur

Página no Facebook: facebook.com/escritoradeiseaur/

Blog: deiseaur.blogspot.com

Tik Tok: tiktok.com/@deiseaur

Blog sobre Veganismo: veganpelavida.blogspot.com

Espero que aproveite e encontre inspiração nos conteúdos que compartilho em diversas plataformas.