Ninguém é feliz sozinho. Aconteça o que acontecer, essa máxima sempre continuará verdadeira. Os amigos representam um papel importante e uma grande parcela da felicidade na vida de todos, inclusive das crianças. Se você é pai e mãe ou tem alguma pessoinha próxima, faça sua parte para incentivar as amizades e repassar a eles a importância de um amigo.
Quando nos relacionamos desde cedo com outras pessoas, tendemos a ser mais sociáveis ao longo de toda a vida, e dessa forma ter nossos dias mais leves, felizes e muito mais interessantes. Adultos, tendemos a escolher nossas amizades com mais critérios e conservamos apenas as que realmente nos completam, afinal, nossa vida é corrida e nem sempre sobra tempo para fazer a manutenção necessária em todas as amizades. Já quando crianças, não temos nenhum compromisso, a não ser brincar, e pra isso nada melhor que uma gama vasta de amigos.
Uma criança que tem diversas amizades desenvolve noções de socialização, empatia, respeito pelo próximo e também ficam distantes de individualidade, egocentrismo e egoísmo. Brincando, eles aprendem a conviver em grupo de forma harmônica e descobrem como lidar com os sentimentos. Quantas vezes você já não viu seu filho chegar em casa triste por que o amigo não gosta mais dele e agora escolheu passar o recreio com outro menino? Pois bem, por mais que isso lhe parta o coração, pode comemorar: é um ótimo jeito para ele aprender a administrar rejeição, frustração e tristeza. Em contrapartida, demonstrar afeto, carinho e saudade de um amigo ensina à criança que é saudável gostar de outras pessoas e que a afinidade é algo natural.
Por estas e outras questões, é importante que os pais sempre incentivem amizades aos filhos. Preste atenção que o verbo é incentivar e nunca impor. Apesar de seu filho ainda ser uma criança e pouco experiente, ele já tem instintos, e se não gosta de algum potencial amigo, acredite que ele tem motivos pra isso.
Você também pode gostar
A melhor maneira de mostrar a importância de uma amizade é ter contato com seus próprios amigos e explicar para a criança o quanto essa convivência é saudável e engrandecedora. Levar as crianças a ambientes em que elas possam conviver com outras crianças de idade próxima também é uma ação que deve ser recorrente, bem como se mostrar receptivo a receber amigos deles em casa e até mesmo servir de motorista para o encontro da garotada.
Dessa forma, seu filho crescerá de maneira saudável e desenvolvendo preceitos básicos que só uma boa amizade é capaz de proporcionar. Faça sua parte!