A teoria da Medicina Tradicional Chinesa nos diz que para cada componente do nosso organismo físico, temos uma cópia em organismo energético. Traduzindo, temos um organismo energético idêntico ao corpo físico, portanto, internamente também temos “órgãos” energéticos que estão nutrindo os seus componentes físicos.
No caso do rim energético, que é aquele que mantém o rim físico saudável, este se relaciona com a emoção do medo, da insegurança e fisicamente nutre os ossos, a medula óssea, os nervos, o cérebro, ouvidos, cabelos e também a função sexual.
Este órgão ainda é afetado pela estação do frio, portanto, nesta época do ano os indivíduos que tem fraqueza energética deste órgão vão estar mais predispostos ao desequilíbrio e sintomas gerados por ele.
Se o frio penetra no corpo físico por não ter energia suficiente do rim para protegê-lo, as manifestações podem ocorrer de várias maneiras; as mais comuns são as gripes, mas as manifestações podem ser diversas.
O frio penetrando no sangue pode causar uma “lentificação” na velocidade do mesmo e gerar tromboses que poderão causar infartos e isquemias, além das dores ósseas e articulares que são mais evidentes nesta época do ano.
Você também pode gostar
Ainda os antigos diziam que nesta época devemos nos “recolher”, fazer uma alimentação calórica rica em sementes (nozes, amêndoas, castanhas), que contém gordura vegetal importante para manter o corpo calórico; devemos também restringir os gastos energéticos através de uma diminuição das atividades sexuais.
Na terapêutica chinesa utilizamos junto com a acupuntura, a moxabustão, que é um processo de aquecimento de alguns pontos específicos do corpo para levar calor e energia ao rim.
Então, no frio aqueça-se, coma alimentos calóricos e restrinja o gasto energético, assim você chegará na próxima estação com vitalidade e energia.