O planeta Terra está à beira de um colapso ambiental. Achou isso um exagero? Então, saiba que ele é real e que nos atinge diretamente. Os recursos naturais são cada vez mais escassos e nosso planeta não está dando conta de repor. Os ambientalistas estão pessimistas em relação às consequências do maltrato que a natureza vem sofrendo. O dia da sobrecarga da terra prova que as coisas vão de mal a pior. Nunca ouviu falar sobre ele? Entenda aqui o que essa data representa para o meio ambiente.
Overshoot Day: ele chega cada vez mais cedo
O Overshoot Day (dia da sobrecarga da terra) é um índice usado pela Global Footprint Network (GFN), parceira global do World Wildlife Fund (WWF). A data mede desde 1987 quanto tempo levamos para gastar os recursos naturais que a Terra produz em um ano. No primeiro registro, a sobrecarga foi em 19 de dezembro, em 2009 foi em 8 de setembro, e em 2015 foi no dia 13 de agosto. Isso significa que a capacidade de recuperação do planeta diminui ano após ano. Confira abaixo a tabela que mostra como a data é atingida cada vez mais cedo:
O que sobrecarrega a Terra?
A falta de consciência ambiental é um fardo para o planeta. O desperdício de água, a construção em áreas de mananciais, o uso de carros e ônibus que usam combustíveis fósseis, o desmatamento… Tudo isso, principalmente a emissão de dióxido de carbono pelos veículos, sobrecarrega o planeta. Escassez de água, erosão do solo e as mudanças climáticas que secam rios, inundam desertos e derretem geleiras são as consequências deste problema.
O atual cenário apontado pela Global Footprint Network revela que para repor o que a Austrália consome são necessárias quase 6 Terras, e 5 Terras amenizariam o impacto provocado pelo consumo desenfreado nos Estados Unidos.
Acordo de Paris
A Conferência do Clima das Nações Unidas em dezembro de 2015 acabou com a seguinte promessa: os 55 países responsáveis por 55% da emissão de carbono do planeta se comprometeram a reduzir as emissões. Porém, o acordo não é muito animador, pois não é uma política séria de gestão ambiental, e sim uma medida para empurrar o colapso para 2030.
Entretanto, felizmente alguns países acordaram e adotam atitudes práticas para salvar o planeta. Segundo matéria do site Hypescience, 97% da energia da Costa Rica consumida no primeiro trimestre deste ano foi gerada com fontes naturais. O mesmo site menciona que Portugal, Alemanha e Reino Unido também produzem energia com fontes renováveis.
Você também pode gostar
Um planeta saudável é uma luta de todos nós! Você também quer um planeta mais sustentável? Confira no site as sementes que pode plantar: Iniciativas para um planeta mais limpo e 11 dicas para incluir atitudes de sustentabilidade na sua vida.