O iogurte é um laticínio obtido a partir da fermentação do leite por bactérias específicas que dão a ele um sabor próprio, que quem gosta e está acostumado a comer não troca por nada. O que muita gente não sabe é que além de gostoso, o consumo do iogurte pode promover diversos benefícios à saúde.
Ele colabora para o bom funcionamento do intestino por conta das bactérias que ajudam na sua fermentação. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio e proteínas por ser derivado do leite. Ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui para a prevenção da osteoporose.
Existem diversos tipos de iogurtes no mercado. Um deles é o natural. Esse é feito apenas com o leite fermentado e não possui nenhum tipo de adição de açúcar ou aditivo químico. Por conta disso, o seu sabor não agrada muita gente e é tipicamente ácido. Outro sabor amplamente conhecido é o iogurte desnatado. Consumido por quem quer emagrecer, ele apresenta as mesmas características do natural, mas com menos concentração de gordura e calorias.
Você também pode gostar:
Um tipo de iogurte que caiu no gosto do povo foi o grego. Ele apresenta textura mais cremosa do que os outros e tem um teor elevado de proteínas. Alguns fabricantes utilizam creme de leite para obter uma consistência mais grossa e, por isso, é preciso ficar atento quanto a naturalidade do produto.
O iogurte é uma excelente opção para ser consumida no café da manhã acompanhado por frutas e algum cereal. Ao mesmo tempo, ele também é uma boa alternativa para consumir nos intervalos das refeições e não ficar muitas horas sem comer. Ele também pode ser utilizado em receitas de bolos, pães, smoothies e vitaminas.
Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras