Segundo o Ayurveda, o universo é composto por cinco elementos que formam sua base estrutural, bem como são o fundamento de toda a criação física. A ciência védica¹ acredita que a própria consciência se manifesta dentro dos cinco elementos básicos: éter (espaço), ar, fogo, água e terra.
De acordo com Vasant Lad² , a partir da movimentação do éter, iniciou –se a primeira manifestação da matéria através do elemento ar; o movimento vibrante do ar produziu fricção e assim o calor foi gerado, e estas partículas em sintonia formaram uma intensa luz manifestando o fogo.
Através do calor do fogo, os elementos mais etéreos se dissolveram e liquificaram manifestando o elemento água, solidificando para depois se transformar em moléculas de terra.
Os cinco elementos também são muito importantes, pois estão presentes também na formação das estações do ano, no clima, na composição dos remédios e nos alimentos dentro da tradição védica. Quanto ao clima, o éter predomina nos climas frios e secos, enquanto o fogo e a água predominam nos climas quentes e úmidos. O ar em dias com grande quantidade de ventos e terra em dias mais secos. Desta forma percebe- se as ações do clima sobre a saúde do homem.
O Ayurveda³ explica as influências climáticas sobre a saúde exatamente pela ação dos cinco elementos, ou seja, dependendo da estação do ano, da constituição de determinado elemento, da tendência fisiológica do indivíduo, pode ocorrer tanto o excesso como a ausência de algum destes elementos no organismo do indivíduo atuando sobre os princípios vitais de sua fisiologia.
Na visão terapêutica, compreendendo a interação dos cinco elementos na estrutura física e psíquica do indivíduo, já é possível compreender o micro (organismo) no macrocosmo.
Os cinco elementos também possuem relação com os órgãos do sentido e com a harmonização de nosso corpo. Marino & Dambry4 , descrevem esta interação da seguinte forma: pelo éter transmite-se o som e desta forma pode-se relacionar este elemento com o sentido da audição tendo como órgão o ouvido; o ar relaciona-se com o sentido do tato tendo a pele como seu órgão sensorial; O fogo manifesta-se como calor e luz, se relacionando com o órgão da visão; a água está relacionada com a gustação e o órgão sensorial a língua; e finalmente o elemento terra relaciona-se ao olfato e seu órgão sensorial é o nariz.
Este elementos em harmonia, sem excessos ou deficiência geram uma coordenação em nosso corpo e nossos movimentos, manifestando um equilíbrio entre corpo e mente.
Você também pode gostar
- Entenda melhor o que é a Ayurveda e equilibre seu organismo
- Alimentação balanceada: 20 alimentos que ajudam a melhorar a sua imunidade
- Descubra a relação que existe entre o ser humano e os quatro elementos da natureza
É através dos doshas que o ayurveda canaliza os cinco elementos responsabilizando – os pelas funções físico/químicas e fisiológicas do corpo, mantendo a saúde no estado de homeostasia.
A identificação das patologias ou a manifestação dos sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais somente se farão possíveis através do entendimento destes elementos e suas interações no momento do diagnóstico no organismo vivo, pois como todo ser vivo é dinâmico, estas interações são passíveis de mudança.
Referências
- DE LUCA & BARROS. Ayurveda – Cultura de Bem – Viver. Editora Cultura, 2007.
- LAD, Dr. Vasant. Ayurveda – A Ciência da Autocura: Um guia Prático. Editora Ground, 2007.
- CARNEIRO, Danilo M. Ayurveda – Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia. Editora Pensamento, 2009.
- MARINO, Maria I. & DAMBRY, Walkyria A. G. Ayurveda – O Caminho da Saúde. Editora Gaia, 2009.