O olho vermelho pode acontecer em apenas um dos olhos ou nos dois. A vermelhidão é causada pela inflamação dos vasos sanguíneos expandidos na superfície dos olhos. Essa inflamação pode ser proveniente de diversos problemas. Entre eles podemos citar infecções e irritações como: conjuntivite, úlceras, olhos secos, traumas, etc.
Na maioria das vezes, a inflamação é provocada na membrana chamada Conjuntiva, que recobre o branco dos olhos e que reveste a pálpebra.
Muitos dos casos de olhos vermelhos são resultados de grandes esforços oculares feitos pelo indivíduo durante o dia. Outra causa comum é o cansaço e, por mais estranho que pareça, a tosse. Isso pode levar a uma área sangrenta uniformemente densa e vermelha. Caso você venha a notar uma mancha de sangue em parte de seu olho e que não dói, não se preocupe, ela clareia sozinha entre sete e quinze dias. Não exija muito de seus olhos, procure dar o descanso necessário a eles e evite longas horas em frente ao computador. Caso necessário, procure um oftalmologista.
Cristina Cairo afirma em seu livro que a vermelhidão nos olhos pode ser causada pela irritação com aquilo que o indivíduo enxerga ao seu redor.
Direto ao ponto
Entenda o significado dos olhos vermelhos
Os olhos vermelhos, em geral, despertam um sinal de alerta. Isso porque o normal dos olhos é que eles estejam completamente brancos, com exceção da íris e da pupila. Nesse sentido, um olho vermelho no canto, ou um olho vermelho e inchado são tão preocupantes quanto uma simples mancha vermelha no olho.
Por causa disso, as pessoas com olhos vermelhos costumam se desesperar quando notam essa alteração no próprio rosto. Como os olhos são a janela da alma, é compreensível que tenham medo de que algo errado esteja acontecendo. Porém, talvez, a situação não seja tão grave.
Na maioria dos casos, o significado de olhos vermelhos realmente está associado a uma alteração no organismo, que varia em cada caso. É possível que pessoas com olhos vermelhos estejam com uma doença física que causa esse problema ou que estejam enfrentando um estado mental que também pode resultar nisso.
No próximo tópico, continue se aprofundando nas causas desse problema, para saber quais são as melhores atitudes a tomar assim que identificar essa alteração no seu organismo!
O que pode causar os olhos vermelhos e o que fazer
Não é possível apontar uma só causa para os olhos vermelhos. Portanto, se você decidir se aventurar pela internet pesquisando algo como “olhos vermelhos – o que pode ser”, isso não vai te ajudar com tanta precisão quanto o auxílio profissional. Sendo assim, a única forma segura e eficiente de encontrar a origem dessa afecção é indo a um oftalmologista.
Apesar disso, é possível se informar sobre algumas das origens dessa alteração. Uma mancha vermelha no olho, por exemplo, geralmente é causada por uma ruptura de vasos sanguíneos, sendo inofensiva. Isso pode ser decorrente de um aumento da pressão no órgão ou por uma fragilidade do organismo. Inclusive essa é a mesma causa de um ponto vermelho no olho, ou de um olho vermelho no canto.
Porém, se a alteração que você percebeu vai além desse ponto vermelho no olho, caracterizando-se por um olho vermelho e inchado, é provável que você esteja com conjuntivite, ou que tenha realizado alguma atividade agressiva aos olhos sem a proteção adequada. Em alguns casos, a presença de um corpo estranho nos olhos também pode torná-los avermelhados e inchados.
Outro temor comum é a associação olho vermelho-derrame. Quando há a ruptura de um vaso sanguíneo nos olhos, o sangue se espalha por uma pequena região, provocando uma mancha vermelha intensa. Esse fenômeno é chamado de derrame ocular – o que explica a relação olho vermelho-derrame, e é comum em pessoas que sofrem de hipertensão arterial sistêmica.
Há também outras explicações para a ocorrência de olhos vermelhos, o que pode ser associado a questões como: tipos de conjuntivites, alergias, cansaço ocular, tosse, olho seco, presença de um corpo estranho nos olhos ou inflamações e infecções no órgão. Em cada caso, porém, deve-se observar o aparecimento de outros sintomas associados à vermelhidão.
Agora que você conhece os fatores que podem deixar seus olhos vermelhos, pode estar se perguntando o que fazer para a vermelhidão do olho. E a recomendação é só uma: procure auxílio médico. Somente um profissional é capaz de identificar o que está causando essa alteração e qual é a melhor forma de tratá-la.
Mas é importante ressaltar: nem pense em usar deliberadamente nenhum colírio para olhos vermelhos sem prescrição médica. Como o olho é um órgão muito sensível, aplicar um produto diretamente na região pode piorar a situação, dependendo do seu caso.
Então, por maior que seja o seu incômodo, não use nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico ou a recomendação de um especialista, até porque nem sempre a causa do problema será por um fator biológico. Sendo assim, nada de colírio para olhos vermelhos ou qualquer outro produto para aliviar a vermelhidão!
De acordo com a linguagem do corpo, desenvolvida por Cristina Cairo, existem doenças que são provocadas ou intensificadas pelos nossos sentimentos. Portanto seria importante não só tratar a alteração no organismo em si, mas identificar qual é a raiz do problema. Nos próximos tópicos, aprenda mais sobre isso!
Linguagem do corpo e as doenças
A teoria da linguagem do corpo explica que os nossos sentimentos e os nossos comportamentos podem ser os principais causadores de alguns problemas físicos no nosso organismo. Nesse caso, para tratar essas enfermidades, é necessário entender quais emoções negativas estamos cultivando e como elas nos afetam. A seguir, entenda como isso se aplica aos olhos.
O que podemos descobrir com a linguagem corporal dos olhos
Antes de se aprofundar na causa dos olhos vermelhos na linguagem do corpo, vamos entender qual é a linguagem corporal dos olhos. Ou seja, o que eles são capazes de transmitir sobre quem nós somos, sobre os nossos organismos e sobre os relacionamentos que construímos. Afinal, os olhos são a janela da alma.
Existem cinco sinais principais da linguagem corporal dos olhos:
1) Sinais físicos
Quando estamos em um ambiente hostil, com muito vento ou com muito sol, imediatamente cobrimos os olhos ou comprimimos os músculos ao redor deles. Esse mecanismo de proteção é uma evidência de que não estamos nos sentindo confortáveis. Em outros casos, essa mesma mensagem é traduzida pelas lágrimas, que podem manifestar tensão, tristeza e raiva.
Por outro lado, quando estamos confortáveis em um ambiente, ou quando nos sentimos bem com alguma situação, mantemos os olhos relaxados, e podemos derramar lágrimas de alegria, dependendo do momento. Logo, os sinais físicos da linguagem corporal dos olhos podem ser positivos ou negativos.
2) Sinais sociais
Ao conversar com outra pessoa, é comum fazer contato visual com ela. No entanto, nem sempre os nossos olhos transmitem uma boa impressão. Em alguns casos, a maneira como olhamos para alguém indica um ar de superioridade, como se não estivéssemos realmente dispostos a nos relacionar com o outro indivíduo.
Felizmente, quando constituímos um contato visual prolongado, essa mensagem negativa é anulada, e substituída por boas sensações. Uma boa conversa, que ocorre pessoalmente, é principalmente definida por uma conexão entre as pessoas, que é fortalecida pela troca de olhares.
3) Sinais psicológicos
As emoções não são transmitidas pelos olhos apenas com lágrimas. Na verdade, todo o conjunto que compõe esse órgão, incluindo as sobrancelhas, envia sinais psicológicos sobre o estado de espírito de uma pessoa.
Quando ficamos tristes, as pontas das nossas sobrancelhas se curvam para baixo. Se ficamos felizes, elas se arqueiam para cima. Quando a raiva se manifesta, apertamos os olhos e formamos uma diagonal com as sobrancelhas. Logo, nossas verdadeiras emoções são facilmente decifradas pelos nossos olhos.
4) Sinais cognitivos
Os nossos olhos também oferecem sinais cognitivos sobre nós. A movimentação da pupila, dilatando e contraindo, indica o nível de concentração de um indivíduo em uma tarefa, ou o quanto ele está interessado em algo, por exemplo. Também, observar essa parte dos olhos pode indicar o estado de consciência de uma pessoa.
Outros sinais cognitivos transmitidos pelos olhos dizem respeito aos processos mentais pelos quais uma pessoa está passando. Se ela não consegue se lembrar de uma informação, por exemplo, tem uma tendência a movimentar os olhos para a esquerda.
5) Sinais em relacionamentos
É difícil esconder o interesse romântico que sentimos por uma pessoa quando os olhares se encontram. Isso porque, quando nos atraímos por alguém, queremos passar o máximo de tempo possível admirando esse indivíduo, de forma intensa e profunda. Por outro lado, se não há tanto interesse assim, é possível que o contato visual sempre seja evitado.
Ao longo de um relacionamento, um casal é capaz de entender como a outra pessoa está se sentindo apenas pelos olhares que ela apresenta. Então é simples perceber a reprovação, o desejo, a concordância, o carinho e tantos outros sentimentos.
Doenças emocionais podem deixar os olhos vermelhos?
Depois de desvendar a linguagem corporal dos olhos, chegou o momento de se aprofundar na linguagem do corpo dos olhos vermelhos. Isso porque essa alteração no organismo não é só a evidência de um fator biológico, mas também um sinal de que há algo errado com o estado emocional de um indivíduo.
Nesse caso, o que se verifica são doenças emocionais, que afetam a mente e os sentimentos de uma pessoa, e que se manifestam por meio de enfermidades nos olhos. Caso você tenha percebido que seus olhos estão vermelhos, sem uma causa aparente, é possível que você esteja enfrentando determinadas sensações que resultem nisso.
Com o conteúdo abaixo, entenda qual é a perspectiva de Cristina Cairo sobre a ocorrência de olhos vermelhos em um indivíduo. Lembre-se de que sempre é recomendado procurar auxílio médico para obter um diagnóstico confiável, eficiente e rápido.
Olhos vermelhos segundo Cristina Cairo
Significam “irritação” com o que você está vendo ao seu redor e que você está convivendo com pessoas que o contrariam e que vivem com padrões de felicidade diferentes dos seus. Você não é obrigado a conviver com aquilo que seu coração não deseja. Aprenda a aceitar a solidão, pois o tempo é o nosso melhor amigo.
Você também pode gostar:
Tudo o que acreditarmos acaba se concretizando. Então confie plenamente em seu futuro e saiba que a felicidade está sempre conosco. Basta sensibilizar-se e amar tudo o que está ao seu redor, sem revoltas. Entre em sintonia com aquele com quem você convive e procure compreendê-lo. Cada ser humano tem suas expectativas e suas crenças secretas. Normalmente as pessoas não percebem que estão irritando alguém, isto porque, para elas, seu próprio comportamento é correto e normal. Seja paciente com as diferenças e busque conhecer-se melhor, pois dentro de você existe uma fonte inesgotável de energia e paz que precisam ser exteriorizadas. Seu cansaço justifica sua irritação secreta, mas não justifica que você continue se machucando. Liberte-se, sem medo, de tudo aquilo que o magoa e aguarde, com alegria, a compensação que a Natureza lhe trará.