Nesses anos de trabalho, lidando com pacientes que traziam suas expectativas de vida, e em muitos casos se encontravam sem mais o mesmo ânimo ou as dificuldades do caminho iam se acumulando de tal forma que não conseguiam mais se desvencilhar desses entraves.
Não sabendo lidar com estes problemas e, além disso, as perdas de uma maneira geral ocasionavam aquilo que denominamos de depressão, que nada mais é que todas as angústias interiores que não foram resolvidas ou mal encaminhadas durante o trajeto.
O leitor amigo pode pensar: “Mas se é só isso, porque não consigo sair deste estado de ânimo, porque não tenho alegria e vontade de viver?”, vão se acumulando tantos porquês que a vida vai ficando sem motivação e sem objetivos.
Não podemos deixar de lembrar que este processo se instala no “Ser” devido a insatisfação consigo próprio, ou seja, a deterioração do aspecto emocional do paciente, e as perdas que acima mencionamos podem estar relacionadas à morte de algum ente querido, à dispensa do trabalho profissional, ao fim de uma relação e tantas outras situações que colocam o indivíduo em xeque com relação aos seus paradigmas de vida.
Sempre me perguntam se existe alguma cura para esses processos, e eu digo sempre que “sim”, que em sua maioria são tratamentos de média ou longa duração, eu coloco com fator primordial que a pessoa busque ajuda profissional, essa pode ser de um Terapeuta, Psicólogo, Psicanalista, Analista ou mesmo em muitos casos de um Psiquiatra, que utilizará de medicação adequada para o equilíbrio e a posteriori uma terapia bem direcionada para debelar os aspectos que interferem diretamente na saúde do paciente.
Você também pode gostar
Para essas dificuldades que surjam no caminho, é verdadeiro também entender os processos de cada pessoa, por isso a periodicidade e o Rapport são tão importantes para que possamos auxiliá-lo a sair deste estado o mais rapidamente possível, restabelecendo suas motivações de vida e seu papel em todo este contexto.
Quero enfatizar que hoje com os novos processos terapêuticos e outras terapias, juntamente com o receituário médico, se alcançam bons resultados fazendo com que o indivíduo debele por completo esse quadro, trazendo-o para uma vida plena e feliz.