Autoconhecimento

Alienação, o mal da atualidade

Escrito por Denise Belfort
Você sabe o que é alienação?

Uma das definições dessa palavra pelo dicionário é: “Processo em que a consciência se torna estranha a si mesma, afastada de sua real natureza”. Essa definição me chamou bastante a atenção, por conta do que estamos vivendo hoje com a Era Tecnológica.

Embora a tecnologia nos auxilie de diversas maneiras, nos colocando em contato uns com os outros e nos fazendo estar presentes em diversos locais com apenas um clique, há também certa desconexão de nosso modo de ser, sentir e pensar, com a gente e com os outros.

Existe uma linha tênue entre estar conectado e se perder nessa conexão.

Hoje em dia, temos emoticons que expressam os nossos sentimentos: olhos com coração, mãozinhas que abraçam, coração, coração e mais coração, beijinho, piscadinha e mais um monte de possibilidades de mostrar, mesmo distante, o quanto algo comoveu ou tocou o coração.

Mas existe um perigo nisso… É tão automático expressar o “algo que comoveu”, que muitas vezes essa não é a realidade. E então percebemos que acabamos nos afastando de nossa real natureza, vivendo de forma superficial e desligada de nossas reais necessidades emocionais.

Relaxed smiling woman on the couch at home she is using a smartphone and laughing

Proponho, por meio desse texto, trazer consciência para a alienação, sugerindo que a cada emoticon enviado com mãozinhas de abraço, você equilibre com um abraço de verdade; para cada emoticon enviado com beijinho, você dê um beijinho de verdade em alguém; para cada “eu te amo” dito de forma superficial, você olhe nos olhos de alguém de sua família ou de algum amigo e fale um “eu te amo” expressivo e consistente, que cause algum movimento emocional em seu corpo.

E assim a gente segue sem banir a virtualidade que faz parte do processo evolutivo mundial, tratando como deve ser tratada, não tornando instrumento essencial de demonstração afetiva.

Olhe um pouco para cima, cruze o seu olhar com o de outras pessoas, não vicie o seu corpo na postura que hoje acabou sendo socialmente imposta de forma natural e sem objeções.

Você também pode gostar

Lembre-se da palavra alienação e se reconecte à sua real natureza e ao que você veio fazer como propósito de vida. Você pode até postar ou compartilhar por Whatsapp, mas não deixe de olhar para você, para quem está com você e para o verdadeiro objetivo de sua vida real.

Sobre o autor

Denise Belfort

Fisioterapeuta, pós - graduada em Naturopatia, Terapias Manuais Integradas, Medicina Comportamental , Acupuntura e Fitoterapia Brasileira e Chinesa.

Terapeuta Floral com experiência de mais de 16, anos, atuando com Florais de Bach e Florais de Saint Germain.

Além de outras formações que complementam a minha conduta nos atendimentos, como a Massoterapia, a Astrologia e o Pilates.

Contatos:

Email: denisebelfort@gmail.com

Instagram: @denise.belfort