Dizem que perdoar é divino, tamanho o desafio que é perdoar quem nos ofendeu, nos magoou ou até mesmo pedirmos perdão pelos erros que cometemos. Assim como é difícil perdoar, ser perdoado também é tão árduo quanto.
Abaixo, alguns benefícios para demonstrarmos porque esse sentimento é tão nobre.
Faz bem para o coração (literalmente)
Além de aliviar o estresse, perdoar ajuda na pressão sanguínea do coração, segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Perdoar fortalece sua imunologia
Um estudo da revista Journal of Behavioral Medicine mostrou que perdoar fortalece o sistema imunológico, além de oferecer alívio ao estresse e melhorar nas reações adversas.
Melhora o relacionamento e a autoconfiança
Uma pesquisa publicada no jornal Personality and Social Psychology Bulletin diz que o perdão reforça a confiança em si e nas demais pessoas, além de ressaltar os comportamentos positivos da pessoa que perdoou. Ou seja, perdoar está associado principalmente a comportamentos que envolvem empatia e altruísmo.
Você também pode gostar
Faz bem para a sua vida
Perdoar é a libertação de você mesmo(a). Trata-se de uma evolução e amadurecimento sem iguais. Além disso, perdoar torna sua vida mais leve e sem mágoas, não precisando mais carregar no peito aquele “peso” constante.
“O fraco nunca pode perdoar. Perdão é um atributo dos fortes.” – Mahatma Gandhi
Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras