Sim, a fase de desfralde noturno pode ser um pouco assustadora. Mas, ela não precisa ser assim. Com algumas boas dicas, você e seu filho podem passar por esse período de forma tranquila e, na verdade, bem especial, afinal essa será mais uma etapa muito importante concluída na vida do seu bebê.
O desfralde é um momento de transição, e qualquer momento de transição em nossa vida é muito difícil, principalmente enquanto somos bebês, quando a comunicação ainda é restrita a poucas palavras e gestos.
Então, para o seu filho conseguir concluir o objetivo do desfralde noturno de forma menos traumática e bem divertida, seguem algumas dicas valiosas.
Dica #1: Paciência
Lembre-se de que ele é apenas um bebê, e o desfralde noturno é mais difícil do que o diurno. Por isso, pode demorar um pouco mais para que ele aconteça e seja concluído. Tenha paciência.
Dica #2: Não compare
Seu bebê tem três anos e ainda usa fraldas para dormir, mas o bebê da vizinha tem dois anos e meio e já não usa mais? Esqueça isso. Cada bebê tem o seu próprio tempo de desfralde e isso precisa ser respeitado. Seja com um, dois, três, quatro ou cinco anos, tudo tem que acontecer de forma natural e não traumática para criança. Portanto, não compare seu filho com outras crianças.
Dica #3: Perceba os sinais
Seu filho pode dar alguns sinais de que ele está preparado para o desfralde noturno. Então, vale a pena prestar atenção em algumas coisas, para que você entenda que é chegado o momento correto, como acordar com a fralda sequinha, mas com muita vontade de ir ao banheiro. Isso é um sinal muito importante! Assim como ele não gostar mais de usar fraldas. Então, preste atenção!
Dica #4: Converse
Conversar com o seu filho é muito importante. Fale bastante sobre ir ao banheiro, pergunte sempre se ele está com vontade, e tente fazer com que ele entenda que deixar de usar a fralda é legal e que todos os amiguinhos dele passarão por isso também. Alguns livrinhos sobre o tema podem ajudar!
Dica #5: Forre a cama
O processo de desfralde noturno é lento. Chega a demorar semanas, ou até meses, dependendo da criança. Por isso, forrar o colchão do bebê é uma ótima dica para que não haja estresse e contratempos. Até porque acidentes (ou seja, xixi na cama) com certeza vão ocorrer, mas você precisa levar isso com naturalidade. Então, forre a cama e poupe estresse!
Você também pode gostar
Lembre-se de que o desfralde noturno não precisa começar necessariamente com o diurno – aliás, é inclusive difícil isso acontecer. E em cada pequena evolução do seu filho, mostre a ele o quanto você está feliz! Com essas poucas, mas valiosas, dicas, este processo com certeza será mais fácil na sua família.
Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.