O inchaço é uma das coisas que mais incomoda no dia a dia. Principalmente nos dias quentes quando eles costumam aparecer. Mesmo que você faça exercícios físicos e tenha uma rotina saudável, eles ainda podem acontecer. Por isso, algumas dicas podem ajudar a prevenir esse mal. Veja algumas delas:
Águas aromatizadas
Tomar águas aromatizadas depois das refeições (principalmente aquelas bem salgadas) pode ajudar a diminuir o inchaço. Uma boa opção é água misturada com limão ou pepino e com chá verde quente.
Diminua o sal
O sódio é um dos responsáveis por reter líquidos no organismo. Prefira temperos com ervas, que podem dar um sabor gostoso na comida e sem causar inchaços.
Vantagens do potássio
Alimentos ricos em potássio são ótimos para diminuir o inchaço, pois são diuréticos naturais. Alimentos com folhas verdes e escuras, bananas e aspargos são bons exemplos de comidas ricas desse elemento.
Grãos integrais
Os grãos processados podem aumentar a sensação de inchaço. Por isso, optar por grãos integrais como quinoa, aveia integral, arroz integral e cereais integrais pode ser uma alternativa melhor para a sua alimentação.
Hidrate o corpo
A forma mais fácil de hidratar o corpo e combater o inchaço é tomando água. Outras bebidas, como a água aromatizada, também podem ajudar. Mas, fique longe de bebidas com gases, pois eles só aumentam a sensação de inchaço.
Cuidado com alguns vegetais
Alguns vegetais podem dar gases e aumentar o desconforto e sensação de inchaço na região do abdômen. Brócolis, repolho, couve-flor e couve podem ser evitadas nos dias que você estiver se sentindo inchado.
Movimente o corpo
Às vezes, uma caminhada leve ou algum exercício físico leve pode ajudar a diminuir a sensação de inchaço. A transpiração também ajuda nisso.
Chá de dente-de-leão
Esse chá é um diurético natural e pode ajudar a diminuir a sensação de inchaço. Outros tipos de chá também podem ajudar nesse aspecto.
Você também pode gostar
Essas são algumas dicas básicas e fáceis de serem seguidas. Mas, caso o problema do inchaço persista por muito tempo, procure um médico. Alguns problemas de saúde podem ser relacionados com esse efeito no corpo. Todo cuidado e prevenção nessas horas são bem-vindos.
Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.