Mindful Eating pode ser traduzido como alimentação consciente, comer consciente ou comer com atenção plena. É uma prática para estarmos presentes e cientes do comer, tanto dentre de nós, nas sensações físicas, nos sentimentos e pensamentos, quanto fora no ambiente.
“Ao observar o que comemos e bebemos, podemos cultivar a gratidão pela comida que temos. A sensação de bem-estar e de paz é grande quando não precisamos mais usar a comida para resolver nossos problemas.”
– Patrizia Collard
O The Center for Mindful Eating preparou um material para espalhar a mensagem sobre o Mindful Eating.
As quatro mensagens do Mindful Eating Day!
Cuide e cure do seu relacionamento com os alimentos
Mindfulness (atenção plena) nos possibilita notar as experiências e responder com gentileza e bondade.
No momento da refeição, aproveite para se nutrir com o que você precisa, notando suas reais necessidades. E como você descreveria sua relação com o seu corpo, a comida e o comer?
O Mindful Eating, alimentação consciente, nos fortalece com ferramentas e apoio para melhorar a relação com a comida em cada momento.
A curiosidade compassiva ajuda você a se tornar mais presente
Quando somos capazes de perguntar “o que está acontecendo aqui?”, nos permitimos perceber nossa experiência sem o julgamento e a crítica, e abrimos para a observação. Isso abre oportunidades para avaliar nossas escolhas.
Você é capaz de imaginar o que a curiosidade compassiva pode soar e sentir?
Vamos ampliar a nossa experiência com a comida.
Você pode ser um pouco mais gentil? Um pouco mais curioso? Com um pouco menos de crítica? Um pouco menos duro? O que poderia ser um pequeno passo que poderia tomar?
A capacidade de pausar e tomar consciência de sua experiência direta com sentimentos, pensamentos e sensações físicas ajuda você a descobrir novas opções e escolhas.
Cuidado respeitoso no momento presente
Quando somos capazes de nos nutrir de um lugar de respeito e cuidado, estamos mais propensos a sermos capazes de sintonizar o que precisamos a qualquer momento e reconhecer que nossas necessidades mudam ao longo do tempo. Mesmo quando o momento presente não é agradável, se pausar e reconhecer o que está presente mostra a informação que você precisa para mudar.
Nutrir o comer consciente com alegria
“Quando não há alegria no comer, a nutrição sofre.”
– Ellyn Satter
Comer com alegria é priorizar a inclusão de alimentos de que você gosta. Ajuda a se sentir bem.
Muitas pessoas perguntam: “Vou perder peso comendo mais conscientemente?”
Você também pode gostar
Comer consciente (mindful eating) não é uma dieta ou uma maneira de perder peso, mas uma base para desenvolver um relacionamento saudável com os alimentos e o comer, com boa dose de alegria e prazer.
Boa prática!
Referência: The Center for Mindful Eating.