Eu, sem ouvir, sem compreender as falas que me rodeiam… A leitura labial me chama a todo instante desde o meu nascimento. De tal maneira que me adaptei de forma tão natural, pois fui criada com muito amor, carinho de minha família e, claro, também fui intensamente estimulada desde bebê, conforme falei no post anterior. Mas nos últimos 4 anos, tenho tido uma vontade imensa de ouvir tudo e entender tudo. Isso começou quando conheci de “perto” o Implante coclear (dispositivo que substitui a função da audição, mas necessita de cirurgia). Conversa vai e vem, conhecendo pessoas usuárias desta tecnologia, me encantei!
Tenho batalhado tanto para realizar este sonho. Já são três anos, mas ainda não consegui… Porque é muito caro e o plano de saúde não aprova… Hoje, devido ao meu trabalho com o blog, livro e palestras, as pessoas têm me chamado para participar em reuniões presenciais e encontros de grupos para trocas de experiências. Quando me deparo com estas situações, logo penso: “Como seria a minha compreensão se eu estivesse usando o implante coclear? Não estaria forçando TANTO a minha ruguinha entre as sobrancelhas, tentando compreender através dos movimentos dos lábios?”. Nas inúmeras vezes, me sinto impotente, sem saber o que falar, o que perguntar e o que responder… Somente consigo entender quem estiver ao meu lado esquerdo, direito ou na minha frente…
Você também pode gostar
Quando possível, sempre solicito um intérprete LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pois realmente facilita muito a minha compreensão! Realmente mesmo! Mas nem sempre conseguimos todas as informações, depende da experiência do profissional, da disponibilidade de intérprete no momento ou até verbas para tal.
Implante coclear, agora só falta você para COMPLETAR o meu mundo, para que eu possa superar as fronteiras e ir além do horizonte!