Mindful é um estado de atenção plena ao momento que está vivendo. Além de explicarmos o que é, vamos falar das 15 atitudes das pessoas com mindful. Preparados para essa inspiração?
O que é mindfulness?
O mindfulness é uma espécie de meditação. Grande entusiasta do mindfulness, o cientista biomédico Jon Kabat-Zinn conheceu a prática em 1979 durante uma palestra ministrada pelo missionário Zen Budista Philip Kapleau no MIT (Massachusetts Institute of Technology). O interesse foi tanto que Kabat-Zinn dedicou-se a estudar o assunto, criou a Clínica de Redução de Estresse na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts e desenvolveu o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), adaptado dos ensinamentos budistas, mas sem conceitos religiosos.
A atenção plena, pilar do mindfulness é, nas palavras de Kabat-Zinn, “a consciência que surge por meio de atenção, no propósito, no momento presente, não julgamento… É sobre saber o que está em sua mente”. Em outras palavras, a atenção plena é a consciência sobre o agora: sentimentos e pensamentos, mas também a aceitação sem julgamentos.
Todos nós possuímos tal capacidade de plena conexão com o real, entretanto, a voracidade do cotidiano muitas vezes nos divide em dois, o físico está em um lugar e a cabeça em outro. Essa situação é comprovada quando estamos conversando e, ao sermos questionados, não fazemos a menor ideia do que o interlocutor disse.
Vivendo plenamente
O mindfulness diminui o estresse, a ansiedade e aumenta a capacidade de concentração. Quem pratica, passa a viver de outra forma. Conheça os 15 comportamentos das pessoas mindful e inspire-se você também!
- Mantêm o corpo saudável
Buda diz “Manter o corpo em boa saúde é um dever… caso contrário, não seremos capazes de manter nossa mente forte e clara”. Isso é comer verduras, legumes, frutas, ter as refeições nas horas certas, dormir bem, além de evitar bebidas e outras drogas.
- Comem conscientemente
Morder e mastigar devagar para sentir o sabor dos alimentos. Além de tornar as refeições mais agradáveis, o hábito também ajuda o metabolismo.
- Têm contato com natureza
Ficar ao ar livre reduz o estresse, melhora a atenção e a memória, ou seja, é ótimo para reiniciar a mente.
- Não se levam muito a sério
Às vezes, gastamos tempo e energia com besteira. Pessoas mindful gastam suas energias com sapiência.
- Escutam com atenção
Atenção no que o outro diz, sem levar-se por distrações internas e externas. Dessa forma, as respostas são sinceras.
- Fazem uma coisa de cada vez
Ninguém é mais produtivo por fazer mil coisas ao mesmo tempo. Pessoas realmente produtivas estabelecem prioridades e dedicam-se a elas intensamente. Isso vale no trabalho e vida pessoal.
- Concentram-se em suas atividades
Sentem o que estão fazendo. Ao tomar banho, por exemplo, sentem a energia da água no corpo.
- Leitura consciente
Concentração plena para a leitura, do contrário, o ato torna-se uma mera acumulação de informações.
- Tem momentos para si
Fazem pausas durante o expediente para alongamentos e esfriar a mente. Esses intervalos também são feitos nos trabalhos domésticos.
- Tudo se transforma
Nada é permanente e a vida nos mostra isso todos os dias. Nosso corpo muda ao longo da vida. As quatro estações do ano são diferentes uma da outra. A casa onde moramos não é mesma de quando nos mudamos…
- Não evitam ou negam suas emoções
Indivíduos mindful vivem bem mesmo com as oscilações sentimentais, as quais todos estamos sujeitos. A diferença é eles sabem que as emoções são movimentos, ou seja, elas vêm e vão.
- Observam suas mentes
Isso significa prestar atenção nos pensamentos. Essa consciência é vital para espantar padrões de pensamento e crenças não convenientes a uma vida saudável.
- Desafiam constantemente as crenças
É ouvir sempre todos os lados e filtrar, retirando as melhores ideias e adaptar à sua vida.
- São sempre curiosos
Curiosidade para compreender sentimentos e pensamentos. Essa característica remete à infância, quando queremos saber a razão de tudo.
- Vivem como iniciantes
Quem possui atenção plena vive conforme a “mente do iniciante”. Viver dessa forma é fazer cada coisa como se fosse a primeira vez, o que permite encantar-se diariamente.
Você também pode gostar
Saiba como o mindfulness pode ajudar você!
Escrito por Sumaia Santana da equipe Eu Sem Fronteiras