“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.”
Goethe
Saber escutar é uma arte, já dizia Goethe, ainda mais num mundo onde muitos falam e poucos escutam. A grande maioria apenas ouve. É o que fazemos a maior parte do tempo: ouvimos e não escutamos. E qual a diferença entre ouvir e escutar?
Apesar de não haver um consenso entre os estudiosos, independentemente do termo empregado, aqui vamos levar em conta a seguinte definição.
Ouvir remete à audição propriamente dita, é o que nosso ouvido, nosso aparelho auditivo, capta. Ouvir é receber os sons, os estímulos sonoros, como uma música, uma campainha ou um grito.
Agora, escutar é algo bem diferente e vai muito além. Em poucas palavras, seria ouvir com atenção e processar a informação internamente até a total compreensão.
Em outras (e mais) palavras é escutar plenamente. E esse escutar plenamente implica em usar outros tantos sentidos também. É colocar-se próximo do outro, lado a lado, e abrir-se para o que recebe; esvaziar-se e receber o outro em palavras.
Envolve uma doação, pois não escutamos apenas com os ouvidos. Há, no escutar, a percepção da linguagem corporal de todos os códigos e sinais emitidos pelo outro, que serão decodificados pela sua escuta plena.
O corpo fala, mas você o escuta?
Quando atuava em clínica, por diversas vezes, ouvia algo que saía da boca dos pacientes, sua fala, mas seu corpo e suas expressões corporal e facial me diziam outra. E, quando indagados sobre essa divergência, muitos se demonstravam surpresos com a minha constatação como se, diante deles, estivesse uma vidente ou uma bruxa que leu seus pensamentos e sentimentos. Mas não. Bastava escutar plenamente o que diziam com a boca e o que diziam com o restante de si.
“Saber escutar é uma arte, já dizia Goethe, ainda mais num mundo onde muitos falam e poucos escutam.”
Nos manifestamos não apenas com palavras, mas também e principalmente com nossos gestos, expressão e entonação de voz.
Dentro do mundo dos negócios, o modo como uma pessoa se expressa pode representar a permanência ou não no seu emprego. Em recursos humanos, muitas técnicas são utilizadas para medir a capacidade de expressão de um concorrente a uma vaga. E considera-se um bom profissional aquele que sabe escutar.
Um bom líder é um bom ouvinte (ou “escutante” e talvez “escutador”) já que, para gerir pessoas, é preciso saber escutar; todo bom líder sabe disso.
Escutar é uma habilidade que construímos, é um exercício saudável e solidário. Para aprender a escutar o outro, primeiro, precisamos aprender a escutar a nós mesmos. É necessário um espaço interno preparado para isso. Ao escutar nosso próprio eu, abrimos esse espaço interno e estaremos mais disponíveis para escutar o outro. Escutar com empatia.
E por que parece tão difícil? Por várias razões:
- Hábitos que criamos de interromper a fala do outro e tomarmos conclusões próprias e precipitadas do assunto;
Para fugirmos da realidade quando o outro não fala o que queremos ouvir; - Pela falta desse espaço interno— não consigo ouvir a mim mesmo, portanto não tenho espaço para o outro;
Para dominar o diálogo, competitividade, “eu sei mais do que você”;
E, por último, estudos comprovam que nosso pensamento trabalha quatro vezes mais rápido que as palavras emitidas oralmente, por isso, às vezes é difícil se concentrar.
E quais benefícios a escuta plena e solidária traz?
Um bom motivador para aprender a escutar seria o fato de isso ser um divisor numa entrevista de emprego ou em sua carreira profissional. Saber o que o orador está realmente querendo ao dizer algo, suas reais intenções, pode ser o diferencial procurado pela empresa, o que pode garantir uma vaga ou alavancar sua carreira e gerar um crescimento dentro da empresa.
Dentro do convívio com os outros, você poderá doar sua escuta e, esquecendo um pouco de si mesmo, demonstrará a capacidade de aceitação, reconhecimento e consideração com o próximo. E, com tudo isso, você estará obtendo um grande crescimento pessoal.
Ao abrir essas portas, você terá a oportunidade de conhecer novas formas de comunicação, estará próximo de si mesmo e do outro, obtendo grande crescimento emocional.
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Escutar é dizer o quanto o outro é importante, é respeitar o próximo e a si mesmo. É perceber sentimentos por trás das palavras e dos gestos, é abrigar o outro nesse espaço interno e gerar novas formas de compreensão e amor. Escutar é uma bela forma de demonstrar amor. Porque, em determinados momentos, a única coisa que o outro necessita é de alguém que o escute.
Num mundo onde todos falam e ninguém escuta, aprender a escutar é um gesto de generosidade, sabedoria e humanidade.