Não é possível enxergar os ácaros a olho nu, apenas com o auxílio de um microscópio, pois são organismos extremamente pequenos, que podem causar grandes transtornos a saúde. As pessoas que sofrem com algum tipo de alergia respiratória, sofrem ainda mais. E é por isso, que precisamos nos preocupar com a higiene correta dos locais que podem acumular ácaros.
Entre as milhões de espécies, os tamanhos variam entre 0,5 e 2 centímetros, como os carrapatos. Geralmente eles habitam o interior de fibras de carpete, cama, travesseiro, colchão e etc.
Para ajudar a evitar esse problema em sua casa, separamos algumas dicas:
- É indicado utilizar capa antiácaros nos travesseiros. Lavar não é o mais indicado, pois geralmente o travesseiro fica úmido, proporcionando um ótimo ambiente para os ácaros e por isso, o ideal é trocá-lo a cada dois anos, pois neste período um terço de seu peso é formado por ácaros.
- Os colchões também devem ser revestidos por capas antiácaros. Outra estratégia é trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova. É importante trocar as roupas de cama toda semana.
- Se possível aposente o carpete, pois acumula mais sujeira se comparado ao piso comum.
- As cortinas também merecem cuidado especial, devendo ser lavadas uma vez por semana.
- Os bichinhos de pelúcia também devem ser higienizados constantemente.
- Durante o dia, deixe as janelas abertas para que o ar possa circular.
- Se a sua casa ou carro tiver ar-condicionado, troque o filtro regularmente.
- Animais de estimação devem tomar banho uma vez por semana. Além disso, quando voltarem da rua é preciso que suas patas sejam limpas com água e sabão neutro ou ainda podem ser usados sabonetes antibacterianos ou lenços umedecidos para eliminar a sujeira acumulada.
Você também pode gostar
Solução caseira para eliminar até 87% do ácaro:
- Misture 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água
- Deve ser aplicado com escova ou pano em cortinas, sofás, carpetes, etc.