Autoconhecimento

Sua missão é servir

63290279 - young travel man lending a helping hand in outdoor mountain scenery.
Escrito por Vivian Dias

Missão: compromisso, responsabilidade, incumbência, obrigação, dever. Esses são sinônimos da palavra missão, mas vamos além: ter (exercer) missões ultrapassa o sentido de obrigação de algo que se deve cumprir.

Uma missão na verdade não tem esse peso, não é custosa, muito menos árdua. As missões se desenvolvem quase sem que as percebamos. Podem ser muito simples em alguns casos, já em outros, muito complexas. Apenas o que diferencia umas das outras é o nosso julgamento adverso, os rótulos que criamos para categorizar pessoas e suas ações.

Servir vai além de ser útil. Serviço é gentileza e colaboração. Ser prestativo, paciente e cortês são condutas que nos fazem sentir vivos e nos permite propagar aquilo que nos sobra no íntimo, mas vivemos suplicando aos nossos semelhantes: amor. É fazendo que aprendemos e entendemos nossos valores, alguém precisa dar início ao movimento e para recebermos o que tanto pedimos, precisamos nós mesmos “fabricar” esse pedido, e como se faz isso? Servindo!

Servimos de formas inimagináveis uns aos outros.

Servimos de formas inimagináveis uns aos outros. Seja com gestos, um texto, um conselho, um ouvido atento, uma piada que se conta, um sanduíche que se compartilha, um olhar com presença, ouvir com atenção os idosos, ajudar pessoas em alguma tarefa, abrir a porta para uma dama, se interessar pelos acontecimentos no dia de uma criança, pedir licença a quem limpa o chão que pisamos, sorrir mais, fingir que não sabe alguma coisa, dando oportunidade para que outro tenha espaço para expressar ideias sobre aquele assunto que você pensa que só você domina, deixar de impor verdades, para que as pessoas possam raciocinar como quiserem e por si próprias, elogiar sinceramente, reconhecer as virtudes do próximo, validar a arte dos artistas, admitir opiniões em nossas empreitadas (você não precisa aceitar um conselho, mas ao menos escutá-lo atento, é sinal de educação e respeito), entre infinitas outras…

Quando somos capazes de oferecer ao outro o melhor de nós, o prêmio é nosso! E antes que você comece a questionar porque deveria considerar ser um servidor, lembre-se de todas as pessoas que te tratam bem e você despreza, quantos “bom dia” você não respondeu…

Continuando… Temos pessoas em nosso convívio cotidiano e não sabemos ou sequer estamos dispostos a servi-las. Há todo tipo de carência nesse mundo, muitas vezes em nossas missões diárias, gestos extremamente simples podem transmutar situações hostis em acolhimento.

Por exemplo: imagine que um indivíduo está em um dia ruim, só se depara com pessoas mal-humoradas, raivosas, reclamonas, seja em seu ambiente de trabalho ou familiar. Imagine agora que você com um simples sorriso, um bom dia ou com uma licença, proferidos com brandura, possa ser uma referência de que o mundo está muito mais recheado de pessoas boas do que o contrário. Ah! Você pode dizer: pessoas boas? Como uma pessoa pode fazer a diferença no dia de alguém que enfrenta várias dificuldades? Essa é a grande charada!

Reveja suas experiências pessoais e pense novamente no que faz mais diferença no seu dia: deparar-se com 10 pessoas rabugentas ou encontrar, ainda que uma única pessoa, que lhe regale um sorriso sincero, um olhar sereno, uma atitude afável? Qual desses encontros tomaria sua atenção a ponto de modificar o seu dia?

Em contrapartida, você se encaixa em qual grupo? É da turma rabugenta ou dos entusiastas da vida? O que você quer suscitar no outro? Como você serve ao mundo? Não esqueça: uma boa e elevada energia é capaz de metamorfosear vidas! Nota extra: se você não acredita que existem pessoas boas, também não se considera uma!

Qualquer pessoa na face da terra se desenvolve através de experiências, vivências e situações das quais revelam-se os resultados que se frutificam em aprendizados. Se sabemos ou não qual é a nossa missão de vida, podemos considerar que nem sempre nos apercebemos dela porque ela se divide e se espalha em múltiplas tarefas no nosso dia a dia.

Você também pode gostar

Desperdiçamos muito tempo tentando encontrar uma grande missão dentro de nós e achamos que tudo o que fazemos é muito pequeno. Se começarmos a entender que temos poderes muito grandes em atitudes que julgamos muito pequenas, veremos que nossos problemas nascem com suas próprias soluções. Não é tão difícil assim doarmos aos outros o que queremos receber. Os ciclos se repetem e os aprendizados ambicionam expandir, não precisamos depender do poder alheio, nós temos todo o poder, se quisermos! Quando cultivamos bons pensamentos, não há como gerar atitudes más.

Sobre o autor

Vivian Dias

Bem, tenho 30 anos, sou Pedagoga, estudante de PNL e futura Coach.

Há alguns anos, venho trabalhando em meu autoconhecimento e me permito servir às pessoas através de estudos e do meu dom da escrita! Entendo que autoconhecimento envolve também espiritualidade e harmoniza todos os tipos de relacionamentos, nossos dons e propósitos de vida. Essas são minhas áreas de interesse e atuação.

Através do Coaching, PNL, Psicologia Comportamental, Psicanálise e Neurociência, temos bases muito sólidas para entendermos nossos sentimentos e comportamentos e, assim, descobrirmos maneiras seguras e eficazes de modificarmos estruturas comportamentais prejudiciais, que não geram resultados satisfatórios, em mudanças significativas em nossas vidas que afetam não só a nós mesmos como aos que estão ao nosso redor podendo, inclusive, gerar impactos sociais em grande escala a médio e longo prazo.

Sob meu ponto de vista, uma vez que nos descobrimos despertando para eventos de toda ordem que circundam a existência humana e que nos elevam e curam em todos os âmbitos que compreende o ser humano (físico, mental, espiritual, emocional e energético), torna-se essencial compartilhar esses conhecimentos e colher os frutos de se viver a essência de cada ser humano que é de amor, cooperação e paz.

É por esses e tantos outros motivos que me identifiquei com o Eu Sem Fronteiras, pelo compromisso assumido em agregar valor, difundindo o que há de melhor em todos nós através do conhecimento seja ele científico ou empírico e não simplesmente por achismo ou fanatismo.

Contatos:
Instagram: @conscienciaaplicada
E-mail: conscienciaaplicada@gmail.com