Perdemos muito tempo de nossas vidas nos comparando aos outros, desejando algo que não temos por puro capricho e principalmente querendo ter uma vida diferente e de preferência idêntica à de alguma pessoa que julgamos ser perfeita. Elegemos pessoas e coisas como objetivos de vida ou como algo inatingível e aí começa a surgir a inveja em nossos corações. Infelizmente.
A inveja é um dos sentimentos mais desprezíveis que existe e precisa ser combatido. Não traz nada de bom para nossa vida, quando somos o alvo ou principalmente o portador de tal sentimento. A máxima de que a grama do vizinho sempre é mais verde exige cuidados, afinal ela pode ser sintética e bem longe de ser verdadeira. Julgar coisas alheias como perfeitas é uma burrice, pois nunca sabemos a real situação.
Com este mundo atual em que a vida das redes sociais é a que acreditamos ser a melhor, a inveja tem crescido cada vez mais. Afinal, com as fotos que vemos como as da última balada incrível, do almoço de domingo com a família mais amorosa e com as selfies repletas de cabelos e maquiagens impecáveis fica difícil não acreditar que a vida de todos é repleta de amor, glamour e perfeição.
No entanto, não é bem assim. Escolhemos qual face queremos mostrar para o mundo e provavelmente escolhemos sempre a melhor. Mas na verdade, nunca saberemos como é a vida de cada um, se não estivermos na pele desta pessoa. Todos enfrentamos batalhas, dias difíceis e fases em que precisamos nos recolher para possibilitar um aprendizado. Não se sinta sozinho nisso.
Nunca saberemos como é a vida de cada um.
Para combater a inveja esta é a principal coisa para se ter em mente. Nada é perfeito, só não temos conhecimento suficiente da totalidade, o que vemos é apenas um lado da história. Infelizmente, é natural do ser humano desejar o que não faz parte da sua vida e acreditar que as coisas dos outros são sempre melhores.
Você também pode gostar
Então trabalhe isso diariamente e seja honesto consigo mesmo. Seja grato pelas coisas que possui, pela vida que tem e pelas pessoas que se importam com você. Não busque a perfeição, busque a paz e a calmaria, dia após dia, para poder colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com a sensação de que fez o seu melhor.
Respeite a vida dos outros e admire as conquistas das outras pessoas, mas em primeiro lugar respeite a si mesmo e sinta gratidão pelo que possui. Trabalhe para atingir seus objetivos mas espelhe-se somente na sua força de vontade.
Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras