O mês de outubro é conhecido como o “outubro rosa”, o mês de combate ao câncer de mama. Principalmente por sabermos que a prevenção pode ajudar muitas mulheres a evitarem a doença, toda informação deve ser passada de forma correta para que o câncer de mama seja algo discutido sem mistérios e sem medo. Alguns boatos e mitos ainda existem para algumas pessoas, por isso trazemos neste artigo algumas informações úteis para desmistificar algumas dessas falsas crenças. Confira abaixo:
Caroço no seio
Nem todo nódulo que aparece no seio é maligno. Muitas vezes acontece de o medo ficar acima da razão e algumas pessoas perdem o controle achando que estão com câncer sem ao menos ter feito algum exame. Caso você sinta algum nódulo no seio, vá ao médico e faça os exames que ele indicar. Nem sempre isso quer dizer que seja câncer. O primeiro passo é sempre consultar a opinião de um especialista.
Somente em mulheres
Esse tipo de câncer não acontece só em mulheres. Homens também podem ter câncer de mama. Caso um homem encontre um nódulo, normalmente abaixo do mamilo, ele deve procurar fazer os exames. Pelo fato de que os homens raramente fazem exames para esse tipo de câncer, quando acontece um caso desses corre-se o risco de descobrir a doença somente em um estágio avançado.
Mamografia é algo perigoso
Alguns boatos dizem que a mamografia causa câncer ou pode espalhar o câncer caso a pessoa já tenha. Esse é um medo desnecessário! O exame é feito para detectar um câncer e não para causá-lo. Não deixe um boato desse tipo te impedir de fazer o exame.
Alguém da família ter câncer de mama indica que outras pessoas da mesma família também terão
Não necessariamente alguém da família ter câncer quer dizer que outra pessoa da mesma família também terá. O que se recomenda é que se você tenha algum caso em parentes de primeiro grau com câncer, você faça os exames por uma questão preventiva.
Você também pode gostar:
- 8 sinais de câncer de mama
- Outubro Rosa: Câncer de colo de útero
- Tecnologia permite que câncer seja diagnosticado em apenas 10 minutos
Câncer de mama contagia
Pode parecer estranho, mas existem pessoas que acreditam que câncer de mama seja uma doença contagiosa. O que não é verdade! A prevenção deve ser feita por todos, não porque é uma doença contagiosa, mas porque não temos controle sobre todas as causas que possam influenciar o aparecimento da doença.