Que o mundo é cheio de problemas nós já sabemos. O que ainda não descobrimos é como ajudar mais. Se nem os problemas pequenos conseguimos resolver sozinhos, como podemos ajudar em questões tão difíceis como a fome, o combate a aids e a crise de refugiados? Sozinhos realmente não podemos ajudar muito. Mas, graças a grupos de pessoas que se organizam para tornar o mundo um lugar melhor, é possível contribuirmos de alguma forma para apoiar o trabalho de diversas ONGs que estão empenhadas nessa tarefa.
Algumas ongs já possuem muito tempo de atuação e contam com uma estrutura organizada e que atua em diversos lugares do mundo. Outras são pequenas e trabalham localmente, o que também ajuda a resolver os problemas que temos por perto. Seja qual for a causa que você tem interesse em contribuir, conheça algumas ONGs que você pode ajudar com doações ou até mesmo com algum tipo de trabalho. Listamos algumas abaixo.
Unicef
A Unicef é uma organização que luta pelo direito das crianças e tem projetos pelo mundo todo para ajudá-las a se desenvolverem e a terem uma vida mais digna. Atualmente, a Unicef também está com projetos que ajudam milhares de crianças refugiadas de zonas de guerra, que muitas vezes perdem suas famílias e ficam sem amparo algum.
Para conhecer mais e saber como ajudar, acesse: https://www.unicef.org/brazil/
Médicos sem fronteiras
Os Médicos sem fronteiras é uma organização que atua no mundo todo em locais onde existem crises humanitárias. Eles são conhecidos por ficarem em zonas de conflitos mesmo com a própria segurança em risco, tudo isso para ajudar a salvar vidas pelo mundo.
Para conhecer as necessidades dessa ONG e informações sobre como ajudar, acesse: http://www.msf.org.br/
Associação O Eco
Um dos problemas mais discutidos nos últimos anos é a carência de água potável disponível no mundo. E a região que mais possui água doce do mundo está na Amazônia brasileira.
Você também pode gostar
A Associação O Eco tem um projeto que monitora a qualidade dos rios de quatro cidades da Amazônia e informa em tempo real as comunidades locais sobre a condição das águas. Saiba mais sobre o trabalho dessa ong: http://www.oeco.org.br/
Instituto Zero A Seis
Essa organização tem um projeto que visa informar e instruir as mães durante o período da “primeira infância”, do nascimento até os seis anos de idade da criança. Esse é um período onde a informação é essencial para que a mãe tenha o devido cuidado para que o seu filho possa crescer de forma saudável. Saiba mais sobre o projeto: http://zeroaseis.org.br/
Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras