A simbologia das cores é estudada desde a antiguidade, para alguns estudiosos elas representam o divino, o sagrado e o profano. No cristianismo, o vermelho representa o amor divino e o Espírito Santo. Na Grécia, por exemplo, os tetos das igrejas católicas ortodoxas são vermelhos.
Na cultura árabe, o significado das cores apresenta contradições. O azul significa fidelidade e tristeza, o amarelo sabedoria e ciúme, o vermelho amor e a crueldade, e o preto dignidade e luto.
Teoria das cores
A obra do escritor e filósofo alemão Goethe, ‘Teoria das Cores’, é referência nos estudos sobre o assunto. O livro publicado em 1810 traz uma profunda abordagem a cerca da influência das cores em nossas vidas. Para o autor, o vermelho é ligado ao planeta Marte, representa o amor, o espírito guerreiro e tem caráter provocador. O azul, por sua vez, leva o indivíduo a um estágio de contemplação plena.
As cores no marketing
No marketing, as cores são ferramentas importantes para a identidade visual das marcas e relacionamento com consumidores/clientes. Elas possuem papel de destaque na criação de sites e materiais promocionais. O vermelho, por exemplo, leva à ação e sua utilização é forte em anúncios de liquidações e nas fachadas de estabelecimentos alimentícios.
Simbologia das cores na decoração
As cores nos influenciam, definem a identidade de empresas e, na decoração, mostram nossa personalidade. Mesmo com esta importância, poucas pessoas dão atenção a elas. Decoradores explicam que o primeiro passo para defini-las é estabelecer quais características você quer imprimir no local. Aprenda aqui como usar a simbologia das cores na decoração.
Branco: pureza/tranquilidade
Vai bem em qualquer ambiente e dá sensação de amplitude visual. O branco é recomendado em banheiros, cozinhas e corredores. Usado em excesso causa um pouco de desconforto, procure combinar com outras cores.
Cinza: poderes espirituais/harmonia
O cinza está ligado ao luar, misticismo, intelectualidade e consciência. A cor tem caráter futurista e elegante e pode ser utilizada na decoração contemporânea. Eletrodomésticos e móveis prateados dão um ar moderno e sóbrio.
Amarelo: acolhimento
Representa também segurança, otimismo e felicidade. O amarelo é indicado para locais onde a família se reúne, como a sala de estar. Prefira tons mais claros de amarelo para não cansar os olhos.
Vermelho: sentimentos fortes
Paixão, amor, sensualidade, poder, raiva e perigo. Não exagere no vermelho para não transmitir agressividade. A cor é recomendada para locais onde ninguém fique muito tempo como quintais, salas de visitas e jardins de inverno.
Verde: sorte/ renovação
Natureza, saúde, fertilidade, harmonia, emprego e dinheiro. Não abuse dos tons escuros, pois representam inveja e cansaço.
Azul: serenidade
Introspecção, sabedoria, confiança, solidão, verdade e beleza. Os tons claros reforçam as características. O azul é muito comum em hospitais e clínicas. A cor também é ótima para quartos, especialmente de bebês.
Violeta: misticismo/nobreza
A cor ainda representa a criatividade, elegância e a intelectualidade. Tons claros de violeta representam calma. Não exagere na cor para não trazer melancolia e tristeza.
Turquesa: generosidade
Use turquesa para atrair riqueza e expansividade.
Marrom: solidez
Transmite seriedade, estabilidade e sofisticação. O marrom é dominado pelo vermelho, porém, complementa o azul e o verde.
Preto: sofisticação
O preto também confere força e mistério. Use com cautela para não achatar os ambientes e não atrair negatividade.
Você também pode gostar
O estudo das cores é complexo e merece nossa atenção. Procure aplicar a simbologia das cores na decoração da sua casa e conte os efeitos delas em sua vida. Leia mais sobre o assunto.
Escrito por Sumaia Santana da equipe Eu Sem Fronteiras